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Apresentação
Apresentação
Esta UC está situada nos campos da filosofia e história da ciência, epistemologia da ciência, e ética.
A UC permite a quem a frequenta ter maior preparação e competências para embarcar em trabalho científico
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT64-24951
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Epistemologia da ciência
1.1 Positivismo e a definição de conhecimento
1.2 Conhecimentos situados
1.3 Contributos construtivistas para a epistemologia da ciência
1.4 A “crise da replicabilidade”
CP2. Ciência e sociedade
2.1 Escrita científica e escrita popular
2.2 Processos de comunicação de resultados em eventos científicos
2.3 Processos públicos de comunicação de ciência
CP3. Os diferentes registos de escrita académica
3.1 Artigos e capítulos de livro
3.2 Monografias
3.3 Revisões de literatura
3.4 Comentários e respostas editoriais
CP4 Comunicação académica de ciência
4.1 Posters
4.2 Comunicações Orais
CP5. O processo de publicação
5.1 Bases de dados académicas e Fatores de Impacto: vantagens e limitações
5.2 O processo editorial e de revisão de pares
5.3 Práticas editoriais predatórias e publicações for-profit
5.4 Iteração, colaboração e autoria
5.5 Diferentes elementos do processo de produção científica e autoria
5.6 Revisão como processo de escritaCP6. O plágio
6.1 Identificação
6.2 Evitar
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Objetivos
Objetivos
OA1. Identificar as principais características da escrita académica e científica.
OA2. Compreender em profundidade o conceito de plágio, as suas variantes e como o evitar
OA3. Conseguir distinguir entre diferentes tipos de escrita académica e entender como interpretar e analisar cada tipo.
OA4: Conseguir identificar marcadores formais de qualidade e reconhecimento científico
OA5. Desenvolver competências de escrita académica em diferentes formatos
OA6. Desenvolver competências de revisão de pares
OA6. Comunicação de ciência e a presença pública de cientistas
OA7. Entender a Ciência enquanto um processo epistemológico
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de métodos, nomeadamente: ME1: Exposição oral com recurso a materiais audiovisuais; ME2: Diálogo interativo; ME3: Exercícios de análise de excertos de literatura científica; ME4: Exercícios de pesquisa, escrita e edição em sala de aula; ME5: Exercícios de escrita e edição em diferido.
A metodologia de avaliação é constituída por três elementos principais, sendo que todos eles são obrigatórios:
a) Identificação, em sala de aula, de erros em escrita científica, e explicação dos problemas detetados (40% da ponderação);
b) Produção de um poster de conferência a partir de um artigo científico fornecido (30% da ponderação);
c) Apresentação oral, em sala de aula, dos conteúdos do poster, em situação de simulação de conferência (30% da ponderação).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alcoff, L. (1983). How is Epistemology Political. Radical Philosophy.
Harding, S. (2015). Objectivity and Diversity: Another Logic of Scientific Research. University of Chicago Press.
Schimel, J. (2012). Writing science: How to write papers that get cited and proposals that get funded. Oxford University Press.
Santos, A. C. (2012). Disclosed and Willing: Towards A Queer Public Sociology. Social Movement Studies, 11(2), 241–254.
Sedgwick, E. K. (1997). Paranoid Reading and Reparative Reading; or, You’re So Paranoid, You Probably Think This Introduction Is About You. In Novel Gazing: Queer Readings in Fiction (pp. 1–37). Duke University Press.
Belcher, W. L. (2019). Writing Your Journal Article in Twelve Weeks: A Guide to Academic Publishing Success (2nd ed.). University of Chicago Press.
Haraway, D. (1988). Situated Knowledges: The Science Question in Feminism and the Privilege of Partial Perspective. Feminist Studies, 14(3), 575–599.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não