filmeu

Disciplina Laboratório Avançado de Competências Académicas

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC está situada nos campos da filosofia e história da ciência, epistemologia da ciência, e ética.

    A UC permite a quem a frequenta ter maior preparação e competências para embarcar em trabalho científico

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Epistemologia da ciência
    1.1 Positivismo e a definição de conhecimento
    1.2 Conhecimentos situados
    1.3 Contributos construtivistas para a epistemologia da ciência
    1.4 A “crise da replicabilidade”
    CP2. Ciência e sociedade
    2.1 Escrita científica e escrita popular
    2.2 Processos de comunicação de resultados em eventos científicos
    2.3 Processos públicos de comunicação de ciência
    CP3. Os diferentes registos de escrita académica
    3.1  Artigos e capítulos de livro
    3.2   Monografias
    3.3  Revisões de literatura
    3.4  Comentários e respostas editoriais
    CP4 Comunicação académica de ciência
    4.1 Posters
    4.2 Comunicações Orais
    CP5. O processo de publicação 
    5.1 Bases de dados académicas e Fatores de Impacto: vantagens e limitações
    5.2 O processo editorial e de revisão de pares
    5.3 Práticas editoriais predatórias e publicações for-profit
    5.4 Iteração, colaboração e autoria
    5.5 Diferentes elementos do processo de produção científica e autoria
    5.6 Revisão como processo de escrita

    CP6. O plágio
    6.1 Identificação
    6.2 Evitar
     

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Identificar as principais características da escrita académica e científica.
    OA2. Compreender em profundidade o conceito de plágio, as suas variantes e como o evitar
    OA3. Conseguir distinguir entre diferentes tipos de escrita académica e entender como interpretar e analisar cada tipo.
    OA4: Conseguir identificar marcadores formais de qualidade e reconhecimento científico
    OA5. Desenvolver competências de escrita académica em diferentes formatos
    OA6. Desenvolver competências de revisão de pares
    OA6. Comunicação de ciência e a presença pública de cientistas
    OA7. Entender a Ciência enquanto um processo epistemológico

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de métodos, nomeadamente: ME1: Exposição oral com recurso a materiais audiovisuais; ME2: Diálogo interativo; ME3: Exercícios de análise de excertos de literatura científica; ME4: Exercícios de pesquisa, escrita e edição em sala de aula; ME5: Exercícios de escrita e edição em diferido.

    A metodologia de avaliação é constituída por três elementos principais, sendo que todos eles são obrigatórios: 
    a)    Identificação, em sala de aula, de erros em escrita científica, e explicação dos problemas detetados (40% da ponderação);
    b)    Produção de um poster de conferência a partir de um artigo científico fornecido (30% da ponderação);
    c)    Apresentação oral, em sala de aula, dos conteúdos do poster, em situação de simulação de conferência (30% da ponderação).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alcoff, L. (1983). How is Epistemology Political. Radical Philosophy.
    Harding, S. (2015). Objectivity and Diversity: Another Logic of Scientific Research. University of Chicago Press.
    Schimel, J. (2012). Writing science: How to write papers that get cited and proposals that get funded. Oxford University Press.
    Santos, A. C. (2012). Disclosed and Willing: Towards A Queer Public Sociology. Social Movement Studies, 11(2), 241–254. 
    Sedgwick, E. K. (1997). Paranoid Reading and Reparative Reading; or, You’re So Paranoid, You Probably Think This Introduction Is About You. In Novel Gazing: Queer Readings in Fiction (pp. 1–37). Duke University Press.
    Belcher, W. L. (2019). Writing Your Journal Article in Twelve Weeks: A Guide to Academic Publishing Success (2nd ed.). University of Chicago Press. 
    Haraway, D. (1988). Situated Knowledges: The Science Question in Feminism and the Privilege of Partial Perspective. Feminist Studies, 14(3), 575–599. 
     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios