-
Apresentação
Apresentação
Com esta UC pretende-se que os estudantes conheçam e identifiquem a complexidade inerente aos diferentes momentos do jogo de Futebol e sua relação com a análise de jogadores e equipas. Além disso, pretende-se que os estudantes conheçam as funções e responsabilidades de um analista, adquiram competências no que concerne à observação, análise e interpretação do desempenho desportivo, e consigam transformar a informação obtida por meio dos diferentes sistemas de observação e análise em conhecimento a transferir para o processo de treino.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6223-22704
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Observação e análise: concetualização. 2. Contextualização do processo de observação, análise e interpretação à lógica interna do jogo de Futebol. 3. Funções e responsabilidades de um analista. 4.Indicadores subjacentes à observação e análise da equipa, da equipa adversária e do jogador. 5. Modelos de relatórios a implementar no processo de observação, análise e interpretação. 6. Observação, análise e interpretação do jogo e do jogador de Futebol: Métodos e meios. 7. Sistema de informação e tratamento de dados quantitativos e qualitativos do jogo e do jogador de Futebol e sua tendência evolutiva. 8. Transladação da informação proveniente da observação, análise e interpretação da performance para o processo de treino. 9. Meios de transmissão da informação para os agentes do Futebol.
-
Objetivos
Objetivos
1- Conhecer e identificar a complexidade inerente aos diferentes momentos do jogo de Futebol e sua relação com a análise de jogadores e equipas. 2 - Conhecer as responsabilidades e as funções de um analista. 3 - Adquirir competências no que concerne à observação, análise e interpretação do desempenho . 4- Sugerir um conjunto de indicadores para a observação e análise de jogadores e equipas. 5- Propor diferentes modelos de relatórios de análise de jogadores e equipas. 6- Descrever e aplicar os diferentes métodos de observação e análise de acordo com o contexto próprio de ação. 7 - Identificar e distinguir diferentes sistemas de observação, análise e tratamento de dados informacionais do jogador e do jogo de Futebol. 8- Transformar a informação obtida por meio dos diferentes sistemas de observação e análise em conhecimento a transferir para o processo de treino. 9 - Conhecer as diferentes formas de transmissão da informação, obtida pela observação e análise, para os agentes desportivos.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Utilização de instrumentos e softwares contemporâneos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barreira, D., Garganta, J., Castellano, J., & Anguera, M. (2013). SoccerEye: A software solution to observe and record behaviors in sport settings. The Open Sports Sciences Journal, 6(1), 47- 55. Carling, C., Williams, M., & Reilly, T. (2007). Handbook of soccer match analysis: A systematic approach to improving performance. In Routledge (Ed.). London. Garganta, J. (1997). Modelação tática do jogo de futebol. Estudo da organização da fase ofensiva em equipas de alto rendimento. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Porto, Portugal. Gudmundsson, J., & Horton, M. (2016). Spatial-temporal analysis of team sports¿a survey. arXiv:1602.06994v1[cs.OH]. Ventura, N. (2013). Observar para ganhar: O scouting como ferramenta do treinador. In Prime Books (Ed.).
-
Avaliação
Avaliação
Descrição
Data limite
Ponderação
Trabalho de grupo - Elaboração, apresentação e discussão dos trabalhos de grupo
junho
100%
Tipo de avaliação:
1. Avaliação contínua sem prova final: realização de trabalhos de diversa índole, como elaboração de trabalhos de pesquisa, análise e interpretação de situações reais ocorridas no contexto do desporto, análise e interpretação crítica de textos selecionados, entre outros (100%), onde a classificação por tarefa é de 9,5 valores. A aprovação está condicionada à presença de 75% das aulas.
2. Avaliação por exame final destina-se aos estudantes que não cumpriram ou não tenham tido sucesso na avaliação continua. Será realizada uma prova escrita que versa os conteúdos lecionados (100%).
A classificação final terá que ser superior a 9,5 valores.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




