-
Apresentação
Apresentação
A UC de Métodos e Técnicas de Investigação (MTI) enquadra-se na formação científica dos mestrandos, desenvolvendo a autonomia destes na elaboração de projetos científicos, no contexto do Treino Desportivo. A intenção é que os alunos compreendam todo o processo da investigação científica e que demonstrem competência para o aplicar nos seus trabalhos académicos, em particular na sua dissertação ou relatório de estágio.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT774-10877
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Investigação científica no Futebol: a importância da aplicação da ciência no treino. 2. Conceção, passo a passo, de um projecto de investigação aplicando escrita científica: Definição do problema Revisão de literatura: bases de dados online, gestor de referências bibliográficas (Word ou outros gestores como o Mendeley e o Endnote), normas de citação e apresentação de referências bibliográficas (APA), a estratégica de funil para a estrutura da Introdução. Método: definição do desenho do estudo, constituição da amostra, escolha das variáveis de interesse e respetivos instrumentos de avaliação, a necessidade de validação de instrumentos, recolha e organização dos dados. Análise estatística dos dados: métodos descritivos e inferenciais, programas de análise de dados (SPSS, JASP). Apresentação de resultados: relatório escrito e apresentação oral.
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo geral da presente UC é que o aluno entenda a importância da investigação científica no contexto do treino desportivo, que fique familiarizado com a metodologia científica e que a consiga aplicar para resolver problemas da sua área de interesse. Especificamente, o aluno deve ser capaz de definir uma pergunta de partida, enquadrar teoricamente o problema recorrendo a literatura de referência, formular objetivos e/ou hipóteses de estudo, planear as várias fases subsequentes, nomeadamente a definição da amostra, as variáveis de interesse, o protocolo de recolha de dados, a organização dos dados e respetiva análise descritiva e inferencial, justificando cientificamente todas suas escolhas. O aluno deve também desenvolver a sua capacidade de comunicar os resultados da sua pesquisa de forma clara e objetiva.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem pensadas: Aprendizagem ativa e criativa (os alunos pensam em problemas de investigação de acordo com a sua experiência e o seu interesse); Aprendizagem baseada e projetos, problemas e trabalho em equipa (os alunos vão trabalhar em projetos, dividindo tarefas e colaborando em equipas que terão missões específicas, é privilegiada o questionamento e a consequente experimentação); Ensino híbrido (os alunos e o professor assumem dinâmicas diferentes em cada aula, de acordo com os objetivos definidos).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Armour, K. (2011). Research methods in physical education and youth sport. New York; London: Routledge. Bell, J. (2010). Doing your research project: a guide for first-time researchers in education. 5th edition. Maidenhead: Open University Press. McGraw Hill. Cohen, L. , Manion, L. & Morri, K. (2011). Research methods in education. 7th edition. London: Routledge. Field, A. (2009). Discovering statistics using SPSS. 3rd ed. London : SAGE. Gratton & Jones (2010). Research methods for sports studies, 2nd ed., New York; London: Routledge. Robson, C (2011). Real world research: a resource for users of social research methods in applied settings. 3rd edition, Chichester : Wiley. Vincent, W. J. (2005). Statistics in kinesiology - 3rd ed. Champaign, Ill. Human Kinetics
-
Avaliação
Avaliação
[1] Trabalho de grupo Ponderação 2 Valores Data Entrega: 28.03.2025 (Moodle)
[2] Trabalho Individual Ponderação 10 Valores Data Entrega: 04.07.2025 (Moodle)
Componentes:
- Estrutura e Organização: 2 Valores
- Qualidade Pesquisa / Fundamentação: 1,5 Valores
- Metodologia: 3 Valores
- Resultados: 1,5 Valores
- Impacto / Aplicabilidade Prática: 2 Valores
[3] Processo Ponderação 3 Valores
Componentes:
- Trabalho desenvolvido em aula: 1 Valor
- Perceção Professor: 2 Valores
[4] Discussão 1:1 Ponderação 5 Valores Presencial: 07 a 11 de Julho 2025
Componentes:
- Aferição do domínico técnico científico do trabalho elaborado.
O aluno deverá ter uma classificação de no mínimo 9.5 valores em cada um dos instrumentos descritos. A classificação final resulta da média das classificações obtidas. Em caso de reprovação, o aluno poderá inscrever-se em avaliação por Exame, que será constituída pelos mesmos instrumentos da avaliação contínua.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




