filmeu

Disciplina Organização e Planeamento do Treino e Competição

  • Apresentação

    Apresentação

    A característica dominante da UC é a sua natureza global, integradora e de síntese de conhecimentos,
    processos e métodos conducentes há mais elevada performance, da formação à alta competição. Assim
    procura-se que o estudante:
    - Compreenda, fundamente e desenvolva uma concepção sistémica do processo de treino e competição,
    implicando o mais amplo conjunto de elementos integrantes.
    - Domine e aplique ao processo de treino e competição os conceitos de unidade, complexidade,
    totalidade e emergência.
    - Questione e estabeça as relações e interações entre os habituais componentes de treino e competição,
    designadamente as capacidades motoras, técnico-táticas e psico-sociais.
    - Pesquise, estabeleça e programe considerando a permanente interação entre os objectivos, processos,
    metodologias e resultados de avaliação.
    - Seja capaz de planear o desenvolvimento individual e da equipa, a curto, médio e longo prazo, da
    formação à alta competição
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Concepção sistémica do processo de treino.
    2. Caracterização do esforço específico das modalidades: capacidades motoras, exigências
    psicológicas, conteúdos técnicos e tácticos e da preparação teórica.
    3. Fundamentos da periodização do treino e sua aplicação nas modalidades: elementos estruturais e
    respectivas funções.
    4. Efeitos do treino: tipos e meios de controlo e avaliação.
    5. Estudo e análise comparativa da organização e planeamento do treino e competição em várias etapas
    da formação do atleta.
    6. Processo e etapas de desenvolvimento individual e coletivo.
    7. Direção e coordenação da equipa técnica.
    8. Coordenação e gestão das equipas multidisciplinares.
  • Objetivos

    Objetivos

    A presente UC tem como principais objectivos de aprendizagem:
    (1) Domínio e análise crítica dos principais modelos de organização e periodização do treino - a
    concepção sistémica;
    (2) Identificação dos factores determinantes do sucesso no domínio da organização, planeamento e
    execução do treino;
    (3) Capacidade de organizar, prescrever e avaliar conteúdos de treino, assim como uma adequada
    intervenção na competição, nas etapas de formação do atleta e no alto rendimento;
    (4) Diferenciar níveis de planeamento de âmbito conceptual, estratégico e táctico;
    (5) Desenvolvimento individual e coletivo;
    (6) Integração e liderança de equipa;
    (7) Organização e liderança das equipas multidisciplinares.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    São operacionalizadas as seguintes metodologias:

    Utilização das plataformas informáticas da Universidade
    Observação e relatório de um microciclo de treino
    Entrevista a Treinador(a) de referência
    Conferencistas convidados

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bompa, T. O., & Buzzichelli, C. (2018). Periodization: theory and methodology of training . Human kinetics.
    Issurin, V. B. (2010). New horizons for the methodology and physiology of training periodization. Sports medicine , 40 (3), 189-206.
    Kiely, J. (2010). New horizons for the methodology and physiology of training periodization: block periodization: new horizon or a false dawn?. Sports medicine , 40 (9), 803-805.
    Raposo, A. (2017). Planeamento do Treino Desportivo ? Fundamentos, organização e operacionalização. Visão & Contextos. Lisboa.
    Walker, G., Hawkins, R. (2018). Structuring a Program in elite professional soccer; Journal of Strength and Conditioning Research 40 (3); 72-82
INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios