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Disciplina Exercício, Recuperação e Adaptação Funcional

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Exercício, recuperação e adaptação funcional integra áreas do conhecimento multi-disciplinar, com exigência no domínio prévio da anatomofisiologia, bioquímica e fisiologia do exercício e treino, para uma compreensão integrada da actividade física na perspectiva do desempenho atlético.

    Pretende-se que sejam transmitidos conhecimentos integrados da fisiologia humana na condição de treino desportivo, através de uma perspectiva sistémica que aborda níveis diferentes de complexidade (molécula, célula, tecido, órgão, aparelho, sistema, organismo, tarefa e envolvimento), com ênfase no impacte fisiológico da carga de treino, do seu volume e intensidade, na adaptação funcional, bem como da relação entre a carga de treino e os processos de recuperação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Fadiga

    2. Classificação da fadiga segundo a duração e o local da mesma

    3. Mecanismos de origem da fadiga

    4. Fadiga crónica ou "Síndrome do Overtraining"

    5. Adaptação funcional em resultado do treino desportivo: adaptação bioenergética, metabólica,

    cardiovascular e respiratória

    6. Relação entre a carga de treino (volume e intensidade), capacidades funcionais e recuperação.

  • Objetivos

    Objetivos

    Exercício, recuperação e adaptação funcional tem como objectivo o estudo do impacte fisiológico da carga de treino, do seu volume e intensidade, na adaptação funcional, bem como da relação entre a carga de treino e os processos de recuperação.

    Com base no conceito de adaptação, deseja-se desenvolver no aluno um conhecimento integrado da fisiologia humana na condição de treino, através de uma perspectiva sistémica que aborda níveis diferentes de complexidade. Os alunos devem dominar os seguintes pontos:

    1. Entender o exercício como uma importante agressão orgânica;

    2. Entender, identificar e avaliar as alterações estruturais e

    funcionais do corpo humano quando exposto ao exercício, em todas as suas variantes;

    3. Entender e identificar os processos de adaptação relacionados com o exercício físico na execução de tarefas motoras;

    4. Entender e identificar os processos de instalação da fadiga, recuperação e adaptação funcional decorrente de carga de treino aplicada.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O exercício, a recuperação e a adaptação funcional é uma UC onde o conhecimento teórico básico é fundamental.
    Os temas abordados na exposição teórica só são perfeitamente assimilados com o complemento da análise de artigos científicos e trabalhos solicitados, permitindo uma integração de conhecimentos e a aquisição de uma visão sintética e operativa da matéria. 

    A aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos nos exercícios solicitados, a orientação do professor no seu desempenho e exposição permite ao aluno desenvolver um conhecimento integrado do impacto fisiológico da carga de treino, do seu volume e adaptação funcional, bem como da relação entre a carga de treino e os processos de recuperação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    McArdle, W.D., Katch, F.I. & Katch, V.L. (2015).Exercise Physiology: Nutrition, Energy and Human

    Performance.7th Edition. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.

    Powers, S.&Howleys, E. (2017).Physiology of Exercise. Theory and Application to Fitness and Performance. 7th

    Edition.New-York: McGraw-Hill Companies, Inc.

    Wilmore, J.&Costill,D.L. (2015).Physiology of Sport and Exercise.4th Edition. Champaign, IL: Human Kinetics.

    Gore C.J., ed. (2013) Physiological Testes for Elite Athletes, Human Kinetics,2nd edition, Champaign.

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