filmeu

Disciplina Supervisão em Treino de Alto Rendimento

  • Apresentação

    Apresentação

    O seminário de Supervisão em Treino e Alto Rendimento é ministrado por um conjunto de profissionais reconhecidos no Alto Rendimento, que apresentam diferentes perpectivas, conteúdos e planos de análise das funções, competências do treinador na supervisão dos processos de treino e competição. As aulas decorrem num registo de semináro interactivo (divididos em 4 módulos), no qual são desenvolvidos conteúdos e apresentadas questões/problemas para diferentes cenários em que se pretende analisar e reflectir sobre a atividade e profissão do treinador desportivo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Enquadramento conceptual: expertise, treinadores experts, supervisão em treino de alto rendimento, a investigação científica nos comportamentos dos treinadores;
    2. Competências do treinador. Diferentes tipologias de aprendizagens, competências e formação;
    3. Visão de futuro, tipologia e atitudes perante o futuro, visão prospetiva do futuro e, fases de uma visão prospetiva;
    4. Liderança. Estatuto e função do treinador, autoridade do treinador, estilos de liderança, gestão de conflitos, personalidade, comunicação, estabelecimento de compromissos dentro da equipa;
    5. Fundamentos metodológicos para a seleção, elaboração e desenvolvimento de instrumentos para a supervisão do treino em alto rendimento de jogadores e equipas;
    6. Indicadores de desempenho, técnicas e tecnologias aplicadas à supervisão em treino de alto rendimento;
    7. Exemplos práticos de situações e simulação de cenários desportivos na supervisão do treino de alto rendimento.
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Refletir criticamente sobre a profissão de treinador desportivo nos diferentes papéis e funções;
    2. Entender a formação e as competências necessárias do treinador desportivo;
    3. Conhecer as principais ferramentas e as novas tendências de mercado para a supervisão do treino em alto rendimento;
    4. Desenvolver instrumentos e/ou estratégias metodológicos adequados para aplicação como meio de diagnóstico em situação de treino ou competição para a supervisão do treino em alto rendimento;
    5. Definir, planear e adequar estratégias de intervenção nos processos de treino de acordo com os objetivos e informação recolhida;
    6. Analisar de forma crítica e fundamentada o desempenho em treino e em competição adequando modelos e estratégias aos estados de desenvolvimento de atletas e equipas

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Buchheit, M., & Simpson, B. M. (2017). Player-tracking technology: half-full or half-empty glass?. International journal of sports physiology and performance12(s2), S2-35.
    • Côté, J. et al. (2007).Towards a Definition of Excellence in Sport Coaching. IJCS 1(1) 3-17
    • Chelladurai, P. (2014). Managing organizations for sport and physical activity: A systems perspective. Routledge.
    • Kelly, V. G., & Coutts, A. J. (2007). Planning and monitoring training loads during the competition phase in team sports. Strength and Conditioning Journal29(4), 32.
    • Lyle, J. (2002). Sports Coaching Concepts - A Framework for Coaches´ Behaviour. Routledge, N.Y.
    • Losada, J. & Rumen, M. (2014). The process of basic training, applied training, maintaining the performance of an observer. Quality & Quantity 1-9.

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios