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Disciplina Composição e Desenho do Espaço Urbano

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta Unidade Curricular, os estudantes têm acesso às teorias e práticas associadas ao desdenho do espaço público (desenho Urbano). É uma das unidades curriculares centrais para a compreensão da relação do espaço com as funções e a disponibilização de condições para a vida qualificada das comunidades.

    Esta UC integra-se na área Urbanística Aplicada e Desenho Urbano (UADU) estruturante da formação em urbanismo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Modelo organizativo, relações e hierarquias do espaço: Princípios ordenadores do espaço; Elementos primários: eixo, ponto, linha, plano e volume; A transformação do espaço;

    2. Elaboração de projetos de Urbanismo com base em situações reais. Definição de situações, análise local, trabalho de terreno; Compreensão dos elementos do projeto ¿ enquadramento jurídico;

    3. Projeto de Urbanismo: a organização espacial. Integração de redes;

    4. Exercícios de prospetiva focando diferentes preocupações no foro da sociologia urbana do meio ambiente.

  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver a capacidade dos mestrandos para resolver os problemas da criação e organização do espaço urbano, tendo por base a busca de respostas a solicitações da sociedade, no que percorre a responsabilidade e competência profissional do urbanista. Para tal os mestrandos deverão saber ligar a leitura e entendimento das problemáticas em questão, e por outro lado aprofundar os recursos específicos do urbanismo no campo da composição do desenho urbano. As competências a adquirir são:

    - Uso adequado de termos/linguagens próprios da área científica e campo disciplinar;

    - Capacidade desenvolver à investigação no âmbito dos temas trabalhados;

    - Capacidade para aplicar os conhecimentos em situações novas de resolução dos problemas da criação e organização do espaço urbano;

    - Aptidão para a resolução de problemas espaciais e de composição de desenho urbano.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A elaboração de um trabalho transversal, comum à generalidade das unidades curriculares, que encerra as particularidades de cada UC, é uma prática que promove o entendimento específico das matérias próprias de cada UC e um conhecimento das suas relações no contexto do trabalho em urbanismo, preparando o estudante para a resolução de problemas complexos. As aulas, em seminário, onde se abordam de forma coordenada diferentes temas e por diferentes docentes, permite, no cumprimento do programa da UC, uma abordagem mais ampla e a consolidação de um conhecimento mais abrangente.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bacon, E. (1976 ). Design of Cities. Ed Revised from 1969 MIT Original. Penguin. New York

    Cabrita, A. Reis.(1988). O Meio e a Qualidade do Ambiente Residencial, Psicologia, Vol. IV.

    Coleman, Alice. (1990). Utopia on trial: Vision and Reality in Planned Housing, revised edition, Hilary Shipman, London.

    Cullen, G. (2010). A Paisagem Urbana, Arquitectura e Urbanismo, Edições 70, 3.a Reimpressão da Edição de 2006.

    Lynch, K.(1996) A Imagem da Cidade, Edições 70, Col. Arte e Comunicação.

    Hiller & Hanson.(1984). The Social Logic of Space, Cambridge University Press.

    Lacake, Jean-Paul. (1993). Os métodos do Urbanismo, Papirus Editora.

    Printz, Dieter.(1989). Desenho Urbano, Barcelona, Gilli.

    Moutinho, M., Mateus, D., Primo, J (2009). Desenho Urbano. Ed. Universitárias Lusófonas.

    Ewing, R., Clemente, O. (2013). Measuring Urban Design. Island Press.

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