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Apresentação
Apresentação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6036-23351
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. GRH um parceiro estratégico;
2. A Informação e a Comunicação – Ferramentas Colaborativas;
3. A dimensão e função dos Sistemas e Processos de RH;
4. Políticas de GRH um Instrumento Estratégico;
5. Mobilidade e Recompensas;
6. Controlo interno e Auditoria ao serviço do Desempenho Organizacional;
7. Métricas e Indicadores de GRH como ferramenta de Gestão;
8. Modelo de Centralização e descentralização (David Ulrich);
9. O modelo “self-service de HR service delivery”.
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Objetivos
Objetivos
A UC Human Resources Services Delivery tem como objetivo proporcionar uma visão integrada da área de recursos humanos com a estratégia global das empresas, além de desenvolver e ampliar a perspetiva de gestão.
O programa aprofunda e estrutura conhecimentos teóricos na sua aplicação de recursos humanos, com ênfase em seus principais subsistemas; discute a aplicação nas empresas e oferece instrumentos para atuação.
Capacitar o profissional de nível superior a desenvolver visão estratégica, tática e operacional da gestão de Recursos Humanos nas organizações; Desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à gestão de pessoas, contribuindo para o aprimoramento do processo de tomada de decisão.
Oferecer instrumentos de modo que obtenham maior e melhor conhecimento da área de recursos humanos e consigam incrementar os processos de gestão ao nível da excelência.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia de ensino
Os pontos precedentes mostram o caracter prático e avançado do programa. Identifica as finalidades das matérias, envolve os executivos e usa suportes utilizados nas organizações. A tutoria é seguida de treino prático.
Aulas teóricas. Práticas - Hard skills e soft skills de gestão avançada; Enquadramentos Teóricos; Projetos práticos; Estudo de casos; Apresentações; Debates e Pareceres
Programa de acompanhamento individualizado - Aquisição de competências para um melhor
Metodologia de avaliação
2 Trabalho individual escrito sobre temas específico abordando os conceitos teóricos e práticos adquiridos, com a ponderação de 40%(20% cada trabalho);
1 Projeto final de grupo (composto por relatório escrito, slides para apresentação e defesa individual em aula), com a ponderação de 60%;
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Teixeira, S (2020). Gestão Estratégica (2ª ed). Escolar.
- Eubanks, B.(2019). Artificial Intelligence for HR: Use AI to Support and Develop a Successful Workforce. Kogan Page Ldt. Uk.
- Attie,W.(2018).Auditoria-conceitos e Aplicações. Atlas.
- Vários.(2018).Do Orçamento ao Balanced Scorecard-A Evolução Para o Crescimento dos Resultados. Almedina.
- Adams, L. (2017). HR Disrupted: It's time for something different. Pratical Inspiration Publishing. UK.
- Berger, Lance A.& Berger Dorothy R. (2008). The Compensation Handbook: A State-Of-The-Art Guide to Compensation Strategy and Design. (5th ed.) New York : McGraw-Hill.
- Hunter, I., Saunders, J. & Constance, S. (2006). HR Business Partners: Emerging Service Delivery Models for the HR Function. Routledge. London, UK.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim