Disciplina Seminário II/ Seminário Análise, Gestão e Avaliação de Projetos de Investimento e de Inovação
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Apresentação
Apresentação
Esta UC tem dois objetivos principais.
O primeiro assenta no estudo das políticas públicas europeias e das instituições financeiras internacionais e europeias que as concebem e executam, bem como os instrumentos jurídicos que as enquadram e suportam.
O segundo objetivo incide na identificação de oportunidades de negócio e de apoios financeiros nacionais, europeus e internacionais, associado ao conhecimento das técnicas utilizadas na conceção, análise, financiamento e gestão de projetos de inovação e investimento.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6028-13461
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
PARTE I Introdução
1. Fontes de informação nacionais, europeias e internacionais
2. Políticas da UE
3. Financiamentos da União Europeia
4. Financiamento Internacional
5. Diplomacia Económica
PARTE II Avaliação e gestão de projetos
6. Projetos
7. Metodologia de projetos
8. Avaliação económica de projetos
9. Avaliação financeira de projetos
10. Análise de casos práticos
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Objetivos
Objetivos
Os estudantes devem estar conscientes do importante papel que as políticas públicas e as instituições financeiras europeias e internacionais desempenham no funcionamento de sociedades cada vez mais complexas. Espera-se também que compreendam a importância e a utilidade das metodologias de análise e avaliação utilizadas em projectos de investigação, inovação e investimento.
A capacidade de identificar oportunidades de financiamento e/ou de negócio e de responder a convites à apresentação de propostas ou a concursos públicos é uma dimensão funcional que se poderá revelar-se muito útil na vida profissional.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia utilizada é ativa, na medida em que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, o que é essencial dado que o curso é ministrado à distância ( em linha) e os alunos constituem um grupo heterogéneo, em termos de formação académica de base. O debate é estimulado, a participação nas aulas é incentivada e os alunos são convidados a expressar as suas opiniões nas aulas, desenvolvendo assim as suas capacidades de pensamento crítico.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
EUROPEAN COMMISSION [2022]. Funding & Tenders Portal, https://ec.europa.eu/info/funding-tenders/opportunities/portal/screen/home
EUROPEAN COMMISSION (2021). The performance framework for the EU budget, under the 2021-2027 multiannual financial framework. Volume I, Communication and Volume II, Programmes, and performance, https://op.europa.eu/s/xRrP
EUROPEAN COMMISSION (2021). PM² Project management methodology, https://op.europa.eu/s/xRrS
MIGUEL, António (2019). Gestão Moderna de Projetos. Lisboa : FCA - Editora de Informática, Lda.
PORTO, Manuel (2016). Teoria de Integração e Políticas Comunitárias face aos desafios da Globalização. Coimbra : Almedina.
SANTOS, Rui Miguel (2014). Gestão do Ciclo de Projeto. Lisboa : INA Editora. GPEARI,
Ministério das Finanças [2022]. Instituições Financeiras Internacionais, https://www.gpeari.gov.pt/web/pt/instituicoes-financeiras-internacionais
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não