-
Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende conferir um conhecimento atualizado de caráter geral, das aplicações do Controlo de Gestão e da Qualidade. Para tal é colocada a ênfase nas metodologias e indicadores de Controlo de Gestão mais utilizados na atualidade e na forma como os implementar de forma holística. O reconhecimento, descrição e a análise crítica da utilização das netodologias de Controlo e da Qualidade, consubstanciam o layout da UC.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 2
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6350-23293
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
• Princípios do Controlo de Gestão • A integração do controlo de Gestão no Planeamento Estratégico e Operacional • A integração do controlo de Gestão na Avaliação de Desempenho • O Balanced ScoreCard e outros intrumentos • Controlo de Qualidade: instrumentos e normas
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que no final da UC os alunos devem estar aptos a: Conhecer os conceitos essenciais do controlo de gestão e da gestão da qualidade. Identificar o papel, objetivos, destinatários e diversidade de instrumentos de um sistema de controlo de gestão. Desenvolver e analisar os instrumentos de controlo de gestão, tanto no âmbito estratégico como operacional. Identificar os problemas de implementação dos diversos instrumentos (BSC, ROI,etc). Implementar uma Garantia da qualidade. Identificar as Normas da Qualidade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A utilização de vídeos on-line e case studys permite a individualização da aprendizagem e a capacidade de discussão em sala.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Jordan, H., Neves J. C., & Rodrigues, J, A. (2021). O Controlo de Gestão, 11ª ed. Lisboa: Áreas Editora. Pinto, A.; Soares, I. (2018) Sistemas de Gestão da Qualidade. Guia para a sua Implementação, 2ª Edição. Edições Sílabo.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim