filmeu

Disciplina Noções de Controlo de Gestão e de Qualidade

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC  pretende conferir um conhecimento atualizado de caráter geral, das aplicações do Controlo de Gestão e da Qualidade. Para tal é colocada a ênfase nas metodologias e indicadores de Controlo de Gestão mais utilizados na atualidade e na forma como os implementar de forma holística. O reconhecimento, descrição e a análise crítica da utilização das netodologias de Controlo e da Qualidade, consubstanciam o layout da UC.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    •  Princípios do Controlo de Gestão •  A integração do controlo de Gestão no Planeamento Estratégico e Operacional •  A integração do controlo de Gestão na Avaliação de Desempenho •  O Balanced ScoreCard e outros intrumentos •  Controlo de Qualidade: instrumentos e normas
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que no final da UC os alunos devem estar aptos a: Conhecer os conceitos essenciais do controlo de gestão e da gestão da qualidade.  Identificar o papel, objetivos, destinatários e diversidade de instrumentos de um sistema de controlo de gestão. Desenvolver e analisar os instrumentos de controlo de gestão, tanto no âmbito estratégico como operacional. Identificar os problemas de implementação dos diversos instrumentos (BSC, ROI,etc). Implementar uma Garantia da qualidade. Identificar as Normas da Qualidade.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A utilização de vídeos on-line e case studys permite a individualização da aprendizagem e a capacidade de discussão em sala.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Jordan, H., Neves J. C., & Rodrigues, J, A. (2021). O Controlo de Gestão, 11ª ed. Lisboa: Áreas Editora. Pinto, A.; Soares, I. (2018) Sistemas de Gestão da Qualidade. Guia para a sua Implementação, 2ª Edição. Edições Sílabo.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios