-
Apresentação
Apresentação
A disciplina pretende apresentar os conceitos essenciais da estratégia e introduzir alguns tópicos mais avançados da estratégia com usos atuais. Pretende fazer tudo isto com base em conceitos teóricos sólidos e aplicação cconcreta a casos reais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6350-23294
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Estratégia 2. Análise do Ambiente externo e Interno 3. Estratégia do Negócio 4. Estratégia da Organização 5. Estratégias de Internacionalização e Cooperação 6. Gestão da mudança, Inovação e empreendedorismo
-
Objetivos
Objetivos
Saber pensar estrategicamente. Conhecer os conceitos essenciais da gestão estratégica do negócio e da organização. Analisar a implementação dos processos de internacionalização das empresas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Acompanhamento dos temas com audiovisuais.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
•Freire, A. (2020). Estratégia – Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Bertrand Editora. •Frynas, J.G. and Mellahi, K. (2015), Global Strategic Management, 3rd edition, Oxford University Press. •Hitt, M., & Ireland, R. H. (2005). Strategic management competitiveness and globalization: concepts and cases (6th ed). South-Western: Thoson. •Lasserre, P. (2017). Global Strategic Management. Palgrave Macmillan. •Santos, A. J. R. (2008). Gestão estratégica: conceitos, modelos e instrumentos. Lisboa: Escolar Editora. •Santos, A. N. (2006). Estratégia organizacional: do posicionamento ao movimento (2ª Ed). Lisboa: Edições Sílabo. •Teixeira, Sebastião (2020). Gestão Estratégica, 2ª edição, Escolar Editora. •Thompson, S., & Gamble (2017). Crafting and executing Strategy: the quest for competitive advantage. McGraw-Hill.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim