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Disciplina Práticas de Liderança e Gestão de Equipas

  • Apresentação

    Apresentação

    Liderança é um processo central para a gestão organizacional, particularmente no que toca aos seus stakeholders. O mesmo se aplica à gestão de equipas. É necessário que haja um ajustamento entre as pessoas, no que às suas competências, habilidades, conhecimentos técnicos, motivações e objetivos estratégicos definidos pela organização, o que consequentemente determinará o sucesso através da concretização dos objetivos. Neste sentido, esta unidade curricular tem como objetivo facultar aos alunos o desenvolvimento de competências técnicas e raciocínio crítico necessário para que os mesmos sejam capazes de obter uma visão integrada dos principais aspetos que determinam a eficiência e eficácia do processo de liderança, bem como da aplicação fundamentada de um conjunto de práticas de liderança e gestão de equipas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O significado da liderança O que os líderes fazem As qualidades de um bom líder O que torna um líder eficaz As principais teorias de liderança e estilos de liderança O processo de desenvolvimento de liderança O que é uma equipa Diferenças entre os vários tipos de equipas Importância do trabalho em equipa para as organizações
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender o conceito de liderança; Compreender e identificar o que fazem os líderes e as suas qualidades; Compreender e identificar as características de um líder eficaz; Compreender e identificar as principais teorias de liderança, bem como os diferentes estilos; Compreender, identificar o processo de desenvolvimento de liderança; Compreender o conceito de equipa; Identificar as diferenças entre os tipos de equipas; Compreender a contínua relevância e importância do trabalho em equipa para as organizações; Identificar diferentes práticas para uma liderança eficaz e uma gestão eficaz de equipas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas decorrerão numa metodologia teórico-prática, que se baseia numa breve apresentação do professor sobre as temáticas, seguida da consulta e análise dos alunos das temáticas do programa, com recurso a leituras comentadas, casos de simulação, utilização de casos práticos, exposições teóricas, discussão de textos e trabalhos de pesquisa feitos pelos alunos. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Caetano, A.; Neves, J. G. & Ferreira, J. M. C. (2020). Psicossociologia das Organizações. Fundamentos e Aplicações. Lisboa: Edições Sílabo. Pina e Cunha. M., Rego, A., Cunha, R. C., Cabral-Cardoso, C. & Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, (8ª edição). Lisboa: RH Editora. Pina e Cunha, M., Rego A., Lopes, M.P., & Ceitil, C. (2017). Organizações Positivas: Manual de Trabalho e Formação. Lisboa: Edições Sílabo. 
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