filmeu

Disciplina Gestão do Desempenho

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Do conceito de desempenho à Gestão de Desempenho nas organizações: Evolução Histórico-Conceptual
    • Da Conceptualização ao Processo de Gestão de Desempenho nas Organizações - principais modelos
    • Gestão de Desempenho e GRH (ligação às diferentes actividades de GRH)
    • O Ciclo de Gestão de Desempenho
    • Principais estratégias e técnicas para uma implementação eficaz de sistemas de gestão de desempenho
    • Principais constrangimentos em contexto de trabalho
    • A entrevista de avaliação de desempenho
    • Desenvolver pessoas através do coaching
    • Desenhar um sistema de gestão de desempenho adequada à estratégia organizacional, mas também à missão, valores e cultura da Organização
  • Objetivos

    Objetivos

    • Apreender conceitos e teorias subjacentes às temáticas da Unidade Curricular.
    • Identificar e mobilizar técnicas de gestão de desempenho.
    • Apreender a importância da Avaliação e da Gestão das Competências e dos Objetivos no processo de auto-regulação das Organizações. 
    • Sensibilizar para a tarefa de planear, gerir, coordenar, monitorizar e motivar pessoas, com os seus próprios valores, interesses, aptidões e motivações, tendo como objetivo o desenvolvimento das competências individuais e a concretização dos objectivos organizacionais.
    • Habilitar os alunos de competências técnicas para a concepção e implementação de um sistema eficaz de gestão do desempenho.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta unidade curricular assenta num conjunto diversificado de métodos e técnicas pedagógicos, nomeadamente expositivo, reflexivo, interrogativo e ativo, com recurso ainda a metodologias de Flipped Learning e Experiential Learning.

     

    É proposta a realização de trabalhos de projeto, bem como a discussão e partilha das experiências dos alunos, suportados pela exposição da matéria e conteúdos teóricos.

     

    Avaliação: a avaliação da UC é feita em conformidade com o regulamento de avaliação da Universidade.

     

    A Avaliação Contínua Distribuída é composta por:

    • Participação ativa nas atividades propostas em sala (20%)
    • Apresentação de projeto com um Sistema de Gestão de Desempenho (80%) 

    Avaliação Final: Consiste numa Prova Escrita de Exame, incidindo sobre a totalidade dos conteúdos lecionados na UC, e que tem a ponderação de 100% na média final da UC.

     

    O estudante fica aprovado mediante classificação não inferior a 10 valores e se em nenhuma das avaliações tiver um resultado inferior a 8.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Aguinis, H. (2009). Performance management (2ª ed.). Upper Saddle River: Pearson Prentice Hall
    • Caetano, A. (2008), Avaliação de desempenho - Metáforas, Conceitos e Práticas (2ª ed.). Lisboa: R.H. 

    • Caetano, A. (2008), Avaliação de desempenho: o essencial que avaliadores e avaliados precisam de saber. Lisboa: Horizonte.

    • Rodrigues, J. (2010), Avaliação do desempenho nas organizações. Lisboa: Escolar Editora.

    • Rees, G. & Smith, P. (2014). Strategic Human Resource Management. London: Sage.

    • Seixo, J. M. (2007), Gestão de Desempenho. Lisboa: Lidel.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios