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Apresentação
Apresentação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT265-5904
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Do conceito de desempenho à Gestão de Desempenho nas organizações: Evolução Histórico-Conceptual
- Da Conceptualização ao Processo de Gestão de Desempenho nas Organizações - principais modelos
- Gestão de Desempenho e GRH (ligação às diferentes actividades de GRH)
- O Ciclo de Gestão de Desempenho
- Principais estratégias e técnicas para uma implementação eficaz de sistemas de gestão de desempenho
- Principais constrangimentos em contexto de trabalho
- A entrevista de avaliação de desempenho
- Desenvolver pessoas através do coaching
- Desenhar um sistema de gestão de desempenho adequada à estratégia organizacional, mas também à missão, valores e cultura da Organização
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Objetivos
Objetivos
- Apreender conceitos e teorias subjacentes às temáticas da Unidade Curricular.
- Identificar e mobilizar técnicas de gestão de desempenho.
- Apreender a importância da Avaliação e da Gestão das Competências e dos Objetivos no processo de auto-regulação das Organizações.
- Sensibilizar para a tarefa de planear, gerir, coordenar, monitorizar e motivar pessoas, com os seus próprios valores, interesses, aptidões e motivações, tendo como objetivo o desenvolvimento das competências individuais e a concretização dos objectivos organizacionais.
- Habilitar os alunos de competências técnicas para a concepção e implementação de um sistema eficaz de gestão do desempenho.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta unidade curricular assenta num conjunto diversificado de métodos e técnicas pedagógicos, nomeadamente expositivo, reflexivo, interrogativo e ativo, com recurso ainda a metodologias de Flipped Learning e Experiential Learning.
É proposta a realização de trabalhos de projeto, bem como a discussão e partilha das experiências dos alunos, suportados pela exposição da matéria e conteúdos teóricos.
Avaliação: a avaliação da UC é feita em conformidade com o regulamento de avaliação da Universidade.
A Avaliação Contínua Distribuída é composta por:
- Participação ativa nas atividades propostas em sala (20%)
- Apresentação de projeto com um Sistema de Gestão de Desempenho (80%)
Avaliação Final: Consiste numa Prova Escrita de Exame, incidindo sobre a totalidade dos conteúdos lecionados na UC, e que tem a ponderação de 100% na média final da UC.
O estudante fica aprovado mediante classificação não inferior a 10 valores e se em nenhuma das avaliações tiver um resultado inferior a 8.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Aguinis, H. (2009). Performance management (2ª ed.). Upper Saddle River: Pearson Prentice Hall
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Caetano, A. (2008), Avaliação de desempenho - Metáforas, Conceitos e Práticas (2ª ed.). Lisboa: R.H.
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Caetano, A. (2008), Avaliação de desempenho: o essencial que avaliadores e avaliados precisam de saber. Lisboa: Horizonte.
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Rodrigues, J. (2010), Avaliação do desempenho nas organizações. Lisboa: Escolar Editora.
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Rees, G. & Smith, P. (2014). Strategic Human Resource Management. London: Sage.
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Seixo, J. M. (2007), Gestão de Desempenho. Lisboa: Lidel.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não