filmeu
Imagem notícias defeito 1

Alumnus de Cinema na Equipa Vencedora de Globo de Ouro

Equipa ganha globo de melhor filme de animação com o filme "Spider-Man: Into the Spider-Verse"

08.01.19 - 00h00


O nosso alumnus Sérgio Dias, da Licenciatura de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia, faz parte da equipa que venceu o Globo de Ouro de melhor filme de animação com o filme "Spider-Man: Into the Spider-Verse" na cerimónia que decorreu recentemente nos Estados Unidos.

Sérgio foi um dos animadores do filme e muitos dos seus planos fazem parte da versão final do filme, que também está previsto ser nomeado ao Óscar.

Após esta aventura o Sérgio deu-nos uma pequena entrevista onde deixa conselhos aos mais jovens:

P: O que significa para ti, profissional e pessoalmente, fazer parte de um projeto desta dimensão?

A nível pessoal, fazer parte de um projeto desta dimensão é a concretização de um sonho.

Desde que comecei a aprender e a estudar na área de animação e cinema sempre tive a esperança e o objetivo de um dia poder vir a participar num filme de animação para cinema.

Ao longo de todo o meu percurso profissional esse objetivo e vontade de ir mais além nunca mudaram e mantiveram-me focado.

Neste caso particular, com o filme "Spider-Man: Into the Spider-Verse" a sensação de realização ainda foi maior porque sou fã do Homem-Aranha desde criança, era um dos meus personagens favoritos. Cresci a ler as bandas desenhadas, a ver as animações na televisão, a desenhá-lo nos meus cadernos. Profissionalmente, ter participado num filme de animação que além de ser para cinema, é do Homem-Aranha, aliado ao fato de estar a ter este sucesso, é sem dúvida uma oportunidade única que nem sempre é facilmente alcançável.

É uma sensação maravilhosa e estou muito feliz por ter contribuído para este projeto e ter alcançado este objetivo tanto a nível profissional como pessoal.

P: Qual o contributo da tua formação para esta realização?

O percurso da minha formação ao longo dos anos foi de extrema importância para esta realização. Começando pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, o curso de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia que tirei abriu-me as portas para todo um mundo de possibilidades na área. Aprendi imenso sobre diversas matérias muito úteis para o meu futuro.

O conhecimento que fui adquirindo ajudou-me a saber decidir quais os meus objetivos e como proceder de forma a progredir na área para um dia poder alcançá-los.

Mais tarde, um curso de especialização em "Advanced Character Animation" que tirei na escola online "Animation Mentor" deu-me o impulso final que precisava para poder vir a participar em filmes de animação para cinema. Muito focado só na Animação de Personagens o curso ajudou-me a desenvolver as minhas capacidades na área e a fazer parte de uma comunidade de animadores e profissionais da indústria de Animação em todo o mundo.

Uma formação profissional posterior, com um animador dos estúdios de animação Pixar, "Animation Demo & Lecture Masterclass with Michal Makarewicz" deu-me experiência em diferentes métodos de trabalho e no aperfeiçoar das minhas competências. Tudo isto foi essencial para o crescimento gradual da qualidade do meu trabalho e para conseguir participar neste projeto.

P: Qual o conselho que deixas a todos os jovens, principalmente a todos os universitários?

Que percebam e tentem descobrir o que querem realmente fazer, quais os objetivos que querem alcançar e que façam sempre o melhor trabalho que conseguirem fazer em cada fase e desafio profissional e pessoal.

Os meus objetivos ajudaram-me imenso a ter um foco, um guia para saber para onde ir sem me desviar do rumo.

Dar sempre o melhor de mim em cada trabalho, ajudou a puxar por mim, a desafiar-me, a estar em constante aprendizagem, a elevar a qualidade do meu trabalho e a ganhar a confiança e o reconhecimento de outros profissionais da indústria.

Acrescentaria ainda algo importante como ter um bom espírito de equipa e aprender a colaborar. A grande maioria dos projetos são realizados por uma equipa, grande ou pequena, e quanto maior o espírito de interajuda, melhor serão os resultados e melhor o ambiente de trabalho.


Antes de embarcar no projeto que lhe valeu o Globo de Ouro Sérgio Dias falou connosco no verão de 2017, podem ver a conversa aqui.

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios