
Aula Aberta na ULusófona: Refletir e Debater sobre a Educação Física
Docentes da ULusófona Fazem Análise de Desafios e Oportunidades na Formação e Prática Profissional.
15.02.24 - 11h00No passado dia 15 de fevereiro, a Universidade Lusófona organizou uma aula aberta visando promover uma reflexão sobre os desafios e oportunidades associados à profissão de professor de Educação Física, dirigida não apenas à comunidade académica, mas também à comunidade local.
O evento começou com a intervenção do Professor Doutor Francisco Carreiro da Costa, que abordou o tema "O que é um ensino de qualidade em Educação Física". Durante o seu discurso, enfatizou a importância de definir critérios de qualidade no ensino, destacando o papel crucial desempenhado pela universidade na formação de futuros profissionais na área.
O Professor Doutor Mário Guimarães, também docente na Universidade Lusófona, trouxe à discussão a singularidade das provas de aferição em Educação Física em Portugal. Na sua apresentação, intitulada "O que se aprende em Educação Física, uma reflexão sobre os resultados das provas de aferição", realçou a importância de analisar os resultados dessas avaliações, revelando que a Educação Física apresenta índices de sucesso superiores a outras disciplinas.
O Professor Doutor Jorge Proença abordou o tema "Identidade profissional, análise crítica às principais tendências atuais". Destacou que a construção da identidade profissional ocorre de forma indireta e, por vezes, involuntária, incentivando os profissionais a questionarem o que fazem, como o fazem e por que o fazem. Ressaltou ainda a tendência da Educação Física em seguir modas passageiras.
Após as apresentações, iniciou-se um debate moderado pelo Professor Doutor André Barreiros e pelo Professor Avelino Azevedo, do CNAPEF, sobre "O movimento associativo profissional em Educação Física, espaço de afirmação da profissão". Durante o debate, foram discutidas questões pertinentes, incluindo propostas para a melhoria do método de ensino, com contribuições tanto dos convidados como do público presente. O evento proporcionou uma valiosa troca de ideias e perspetivas sobre o panorama da Educação Física no contexto académico e profissional.
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- Docente ULusófona Renova Funções como Provedor do Animal
- Abertura de Concurso para Atribuição de 2 Bolsas de Doutoramento no CICANT
- ULusófona/CICANT junta-se à Aliança da UNESCO para a Literacia Mediática
- Curso de Verão sobre Monitorização da Saúde Estrutural 2025 Encerra com Sucesso
- NECS destaca intersecções entre cinema, media digitais e tecnologias imersivas