
Conferência BIP: Learning and Becoming a Researcher in Intercultural Contexts
Semana internacional reforça formação investigativa em contextos interculturais com base em experiências reflexivas e colaborativas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
De 14 a 18 de julho de 2025, a Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa acolheu a Semana Internacional BIP: Learning and Becoming a Researcher in Intercultural Contexts, com a participação das universidades parceiras Tallinn University (Estónia) e Universidad de Sevilla (Espanha).
Inserido no programa europeu Blended Intensive Programme (BIP), este encontro promoveu uma experiência formativa única que aliou prática, investigação e reflexão sobre os processos de aprendizagem e construção identitária de investigadores/as em contextos interculturais.
Com base numa perspetiva culturalista da aprendizagem (Bruner, 1990), que compreende a cultura como ferramenta essencial na construção do pensamento e do conhecimento, o programa explorou as formas como aprender, pensar e investigar estão profundamente moldados pelos contextos socioculturais. A proposta articulou-se ainda com a teoria da aprendizagem integradora (Illeris, 2008), que valoriza a interação entre fatores internos e externos na formação de saberes críticos e significativos.
Ao longo da semana, os participantes (estudantes, doutorandos e docentes) envolveram-se numa variedade de atividades didáticas e colaborativas, incluindo:
Sessões online preparatórias e aulas presenciais intensivas;
- Oficinas práticas, leituras orientadas e momentos de discussão crítica;
- Interações com colegas e investigadores de diferentes países europeus;
- Participação ativa numa conferência internacional, com apresentação de comunicações orais.
- Esta iniciativa destacou-se pela sua abordagem inovadora e participativa, proporcionando um espaço fértil para:
- Aprofundar teorias contemporâneas sobre aprendizagem e interculturalidade;
- Analisar desafios emergentes na prática investigativa;
- Partilhar perspetivas pessoais e propostas criativas no diálogo intercultural.
O programa revelou-se, assim, uma oportunidade transformadora para o desenvolvimento de competências científicas, humanas e pedagógicas em futuros investigadores/as, num ambiente de partilha internacional e construção coletiva de conhecimento.
Texto
Moisés da Silva
Vídeo (Cobertura)
Catarina Castanheira e Moisés da Silva
Vídeo (Edição)
Cristo Chikale e Catarina Castanheira
Outras Notícias
- ODAE – “Open Dialog in Applied Engineering 2025" em Ölüdeniz, Turquia
- ULusófona participa na edição de 2025 da Creative Skills Week em Praga
- Presidente do Ensino Lusófona homenageado pelo Estado Angolano
- Investigadores da ULusófona integram o Top 2% Mundial no Ranking de Cientistas
- Academia Maior Empregabilidade Pro reuniu instituições e empresas em Lisboa