filmeu
Imagem notícias defeito 1

Estudantes Gravam Concertos de Natal da Orquestra Sinfónica

Cursos de Ciência e Tecnologias do Som participam no âmbito do protocolo de cooperação académico.

07.01.22 - 00h00


Nos passados dias 16 e 17 de dezembro os alunos da Licenciatura de Ciência e Tecnologias do Som e do Mestrado de Produção e Tecnologias do Som da Universidade Lusófona estiveram presentes no Picadeira Real para a gravação dos concertos de Natal da Orquestra Sinfónica, Orquestra Jovem de Cordas e dos Coros de Natal da Escola Artística e de Música do Conservatório Nacional.

Esta ação está inserida nas atividades que resultam do protocolo de cooperação académico e pedagógico, celebrado por estas instituições no passado mês de Outubro, concebido pelos Professores Luís Pinto, Avid Certified Instructor, e Francisco Santiago, tendo como finalidade permitir que os nossos alunos possam aplicar conhecimentos nas áreas da gravação, edição e mistura de orquestra e ensembles.

Para estes concertos, foram aplicadas as técnicas Decca Tree, uma técnica desenvolvida na década de 50 que visa registar o som "geral" da Orquestra, com um par AB, em articulação com uma técnica Blumlein e Mid-Side (MS) com a finalidade de registar as diferentes sonoridades tímbricas da sala, servindo também para comparação e compreensão das diferentes técnicas Stereo.

Pode ver-se, também, a aplicação da técnica AB espaçada para suporte das cordas, comumente designada de Outrigger, e mais atrás para suporte das madeiras e metais a aplicação de três microfones para a referência dos sopros em LCR (Left, Centre, Right).

Para a gravação foram utilizadas as novas placas Clarett+ da Focusrite que permitem a introdução do sistema AIR, uma emulação dos icónicos pré-amplificadores ISA 110, em conjunto com o DAW Pro Tools Ultimate.

Veja aqui as restantes fotografias.

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios