filmeu
exposicao-panorama-do-congo-da-ulusofona-em-destaque-no-the-new-york-times

Exposição Panorama do Congo da ULusófona em destaque no The New York Times

A Exposição foi inaugurada a 28 nov. já recebeu mais de 1000 visitantes e resulta do projeto de investigação ULusófona e Filmeu sobre Herança Colonial

03.12.25 - 15h53

Centrada no Panorama do Congo de 1913, esta exibição foi inaugurada no dia 28 de novembro de 2025 e estará aberta ao público até ao dia 27 de setembro de 2026 no Africa Museum em Tervuren, Bélgica e é referenciada pelo The New York Times como “A new exhibition at the Africa Museum in Belgium takes a frank look at a large-scale propaganda painting and the institution’s own past role in adding to the spin”; “They Used Art as ‘Fake News’ to Sell Colonialism. This Show Is a Fact Check”

A exposição baseia-se na investigação e na metodologia descolonial desenvolvidas através do projeto-piloto de investigação FilmEU-RIT «Congo-VR: Descolonizar o Panorama do Congo – Uma Investigação Artística do Património Virtual», uma parceria colaborativa entre a Universidade Lusófona (Portugal), a LUCA School of Arts (Bélgica) e o Institute of Art, Design + Technology (IADT, Irlanda).

Este trabalho produziu o primeiro levantamento fotográfico abrangente do Panorama do Congo utilizando 810 fotografias de alta resolução. O processo culminou numa reprodução digital de 7,39 gigapixels. Esta digitalização também permitiu a criação de duas experiências imersivas de VR que reestruturam o panorama através de uma perspetiva descolonial, proporcionando novas formas de abordar criticamente a sua retórica visual e implicações históricas.

As notícias ao redor do mundo

NOS Nieuws   De Standaard   vrt nws   Le Soir

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios