filmeu
faculdade-de-direito-e-ciencia-politica-da-boas-vindas-aos-novos-estudantes-

Faculdade de Direito e Ciência Política dá boas-vindas aos novos estudantes

Sessão contou com docentes, dirigentes e estudantes, destacando a ética, união e futuro académico

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ODS3 ODS4 ODS10 ODS16 ODS17

13.10.25 - 12h30

A Faculdade de Direito e de Ciência Política da Universidade Lusófona - Centro Universitário Porto realizou uma sessão de boas vindas aos novos estudantes. O evento contou com a participação de docentes, dirigentes académicos e o convidado de honra, o Presidente do Tribunal da Relação do Porto, Juiz-Desembargador, José Igreja Matos.

O Diretor da Faculdade de Direito e de Ciências Políticas (FDCP), Professor Doutor José Francisco de Faria Costa, interveio virtualmente, sublinhando que o ensino de Direito deve ser “límpido, crítico e transparente”, e destacou o papel de serviço dos docentes para os alunos, “Servir é talvez das coisas mais nobres que cada um de nós pode fazer. A empatia é a base da relação académica e não se pode haver deslizes na avaliação, plágios ou fraudes”.

O Subdiretor da FDCP, Professor Doutor Rui de Albuquerque recordou a importância de aproveitar o tempo, visto que segundo ele, este é “verdadeiramente sagrado, é um bem que não se pode recuperar. Invistam-no no vosso futuro, mas também aproveitem a vida académica” aconselho ainda o Professor.

A Diretora do 1º ciclo de Estudos em Direito, Professora Doutora Inês Godinho, evocou Martin Luther King para reforçar a visão de proximidade no ensino, “Queremos que saiam daqui juristas de corpo inteiro, uma formação sólida e apaixonada.”.

Na sua intervenção inaugural, o Presidente do Tribunal da Relação do Porto, José Igreja Matos, citou diversas figuras emblemáticas como, Sócrates, Eça de Queirós e Miguel Torga para inspirar os estudantes, “Tudo é possível, é preciso querer.”. Reforçou ainda o papel do Direito na defesa da cidadania e dos direitos fundamentais num contexto de crise do Estado de Direito.

A sessão contou igualmente com a intervenção da Presidente da Associação Académica de Estudantes, Rita Tomás, que destacou o papel da Associação na defesa dos interesses dos estudantes e reforçou o sentimento de orgulho pela instituição “Sintam a mesma gratidão e orgulho que eu sinto, não apenas como uma instituição mas como uma parte da vossa identidade da vossa vida.”.

A Presidente do Núcleo de Estudantes de Direito, Carolina Moniz, sublinhou também a importância da união e dos espírito de entreajuda entre colegas, incentivando aos novos estudantes a participarem ativamente na vida académica e aproveitarem todas as oportunidades que a instituição lhes oferece. A Presidente afirmou que “Não estão sozinhos, o núcleo está para acompanhar ao longo da caminhada”.

As boas vindas incluiram atuações das Tunas Académicas Masculina e Feminina da Universidade Lusófona - Centro Universitário Porto, bem como a entrega de kits de integração aos estudantes. Para o Professor Doutor Rui Albuquerque, o objetivo do evento foi claro, “Acolher os novos alunos, integrá-los no espírito académico e mostrar-lhes que os próximos anos serão determinantes para os futuros das suas vidas”.


Texto
Bruna Pereira

Vídeo (Cobertura)
Gabriel Motta, Bruna Pereira

Vídeo (Edição)
Gabriel Motta

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios