
Faculdade de Direito e Ciência Política dá boas-vindas aos novos estudantes
Sessão contou com docentes, dirigentes e estudantes, destacando a ética, união e futuro académico
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A Faculdade de Direito e de Ciência Política da Universidade Lusófona - Centro Universitário Porto realizou uma sessão de boas vindas aos novos estudantes. O evento contou com a participação de docentes, dirigentes académicos e o convidado de honra, o Presidente do Tribunal da Relação do Porto, Juiz-Desembargador, José Igreja Matos.
O Diretor da Faculdade de Direito e de Ciências Políticas (FDCP), Professor Doutor José Francisco de Faria Costa, interveio virtualmente, sublinhando que o ensino de Direito deve ser “límpido, crítico e transparente”, e destacou o papel de serviço dos docentes para os alunos, “Servir é talvez das coisas mais nobres que cada um de nós pode fazer. A empatia é a base da relação académica e não se pode haver deslizes na avaliação, plágios ou fraudes”.
O Subdiretor da FDCP, Professor Doutor Rui de Albuquerque recordou a importância de aproveitar o tempo, visto que segundo ele, este é “verdadeiramente sagrado, é um bem que não se pode recuperar. Invistam-no no vosso futuro, mas também aproveitem a vida académica” aconselho ainda o Professor.
A Diretora do 1º ciclo de Estudos em Direito, Professora Doutora Inês Godinho, evocou Martin Luther King para reforçar a visão de proximidade no ensino, “Queremos que saiam daqui juristas de corpo inteiro, uma formação sólida e apaixonada.”.
Na sua intervenção inaugural, o Presidente do Tribunal da Relação do Porto, José Igreja Matos, citou diversas figuras emblemáticas como, Sócrates, Eça de Queirós e Miguel Torga para inspirar os estudantes, “Tudo é possível, é preciso querer.”. Reforçou ainda o papel do Direito na defesa da cidadania e dos direitos fundamentais num contexto de crise do Estado de Direito.
A sessão contou igualmente com a intervenção da Presidente da Associação Académica de Estudantes, Rita Tomás, que destacou o papel da Associação na defesa dos interesses dos estudantes e reforçou o sentimento de orgulho pela instituição “Sintam a mesma gratidão e orgulho que eu sinto, não apenas como uma instituição mas como uma parte da vossa identidade da vossa vida.”.
A Presidente do Núcleo de Estudantes de Direito, Carolina Moniz, sublinhou também a importância da união e dos espírito de entreajuda entre colegas, incentivando aos novos estudantes a participarem ativamente na vida académica e aproveitarem todas as oportunidades que a instituição lhes oferece. A Presidente afirmou que “Não estão sozinhos, o núcleo está para acompanhar ao longo da caminhada”.
As boas vindas incluiram atuações das Tunas Académicas Masculina e Feminina da Universidade Lusófona - Centro Universitário Porto, bem como a entrega de kits de integração aos estudantes. Para o Professor Doutor Rui Albuquerque, o objetivo do evento foi claro, “Acolher os novos alunos, integrá-los no espírito académico e mostrar-lhes que os próximos anos serão determinantes para os futuros das suas vidas”.
Texto
Bruna Pereira
Vídeo (Cobertura)
Gabriel Motta, Bruna Pereira
Vídeo (Edição)
Gabriel Motta
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- Estudantes de Serviço Social iniciam percurso com receção de integração
- Oportunidades de Comércio Bilateral entre Brasil e Portugal em Debate
- Docente estreia filme nos cinemas nacionais
- Estudo da necessidade de Cuidadores Informais e Formais na cidade do Porto
- Sessão de Acolhimento Docentes e Investigadores ULusófona