filmeu
Imagem notícias defeito 1

Fotografia e Comunidade

Alunos da Universidade desenvolveram conjunto de actividades com os utentes da associação APPACDM

15.07.18 - 00h00


A fotografia desempenha diversas funções e, se mostrar ou documentar são das mais evidentes, não deixa, no entanto, de se tratar de uma técnica - ou, melhor, de um conjunto de técnicas - cuja plasticidade potencia situações de aprendizagem. Usada como instrumento de inclusão social, serve para gerar contextos de encontro e de partilha, para estabelecer elos de ligação.

Foi neste sentido que os alunos finalistas da Licenciatura de Fotografia da Universidade Lusófona se empenharam num projecto desenvolvido na cadeira Fotografia e Comunidade: durante um semestre propuseram e desenvolveram um conjunto de actividades com os utentes da associação APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental). Procuraram dar voz a uma comunidade específica, tendo em vista uma descentralização da produção de conteúdos de formação, evidenciaram o protagonismo de novos agentes na construção das suas próprias narrativas, a partir de memórias, experiências e desejos. O objetivo foi o de intervir de forma activa num contexto sócio-cultural distinto, através de actividades que entrelaçam a fotografia e outras linguagens na perspectiva do fortalecimento da autoestima, abrindo-se um espaço vivencial de descoberta e partilha.

Os resultados das diversas actividades foram compiladas num livro de artista, oferecido à Associação e, desse exemplar (único) surge a ideia da presente edição (múltipla). Produzida no contexto da disciplina Edição e Publicação em Fotografia, na qual os alunos são desafiados a pensar e explorar formas de apresentar os seus trabalhos, procura registar e revelar aquilo que foi realizado com a APPADCM.



Veja o livro aqui e visite a exposição, que estará patente no Museu de São Roque até ao dia 22 de agosto.

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios