filmeu
jornadas-da-psicologia-da-investigacao-a-pratica-

Jornadas da Psicologia: Da Investigação à Prática

Debates, desafios e perspetivas entre especialistas da área e estudantes

11.04.24 - 16h22

A Universidade Lusófona - Centro Universitário Porto, nos dias 9 e 10 de abril, organizou mais uma edição das Jornadas da Psicologia. O principal propósito destas jornadas foi criar um conjunto de atividades que possibilitasse uma abordagem ampla da psicologia aos estudantes, incluindo os seus diversos contextos e campos, desde a investigação até à prática.  

As Jornadas da Psicologia iniciaram-se com uma sessão de abertura realizada pela Professora Doutora Inês Jongenelen, Professora Doutora Cátia Oliveira, Professora Doutora Carla Antunes, Professora Doutora Ana Rita Conde Dias e Professora Doutora Rita Pasion.  

Posteriormente, deu-se início à mesa redonda composta pelos seguintes nomes de excelência: Professora Doutora Joana Carvalho (Universidade de Aveiro), Professor Doutor João Batista (Universidade do Minho), Professora Doutora Carolina Costa (i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Universidade do Porto). A moderar esteve a Professora Doutora Alexandra Figueira (Universidade Lusófona). Esta mesa, caracterizada pela diversidade de áreas representadas, proporcionou diferentes perspetivas e abordou temas emergentes e programas atuais, como a ansiedade e a microbiologia aplicada à psicologia.  

Durante a tarde, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as atividades de investigação desenvolvidas pelos docentes da Universidade Lusófona - Centro Universitário Porto. Para encerrar o primeiro dia, realizou-se a Academia OPP, uma iniciativa importante que trouxe representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses para discutir os desafios e perspetivas dos futuros profissionais da área.  

No segundo dia, os participantes puderam assistir a outra mesa redonda. Na qual os profissionais de diversas áreas partilharam as suas experiências como psicólogos, bem como o percurso que percorreram durante as suas carreiras. Além disso, discutiram quais são os desafios como psicólogo. O objetivo foi também dar a oportunidade aos estudantes para colocarem as suas dúvidas e questões. A mesa foi composta pelos seguintes elementos: Professora Doutora Rosa Savedra (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima do Porto), Professora Doutora Ana Santos (Criar - Clínica de Desenvolvimento e Saúde), Professora Doutora Helena Moreira (Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa). A moderação foi feita pela professora doutora Andreia Machado, Carlos Campos e Dulce Pinto.

O evento ofereceu uma visão abrangente da psicologia, promovendo o diálogo entre especialistas e estudantes. Ao destacar tanto a teoria como a prática, além de oferecer perceções sobre a investigação atual, as jornadas realçaram o compromisso da universidade em preparar bem os futuros profissionais da área.

Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona


Fotografia
Ana Machado

Cobertura
Filipa Silveira

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios