filmeu
o-regime-autoritario-do-estado-novo

O Regime Autoritário do Estado Novo

Os 50 anos de democracia em Portugal foram celebrados na ULusófona através da análise do Estado Novo

05.04.24 - 12h45

Decorreu na Universidade Lusófona - Centro Universitário Porto, o primeiro evento do programa inserido no ciclo de comemorações especiais dos 50 anos do 25 de Abril, que pretende não apenas celebrar, mas também promover uma reflexão sobre as diversas dimensões do impacto da Revolução dos Cravos na sociedade portuguesa.

O Professor Doutor Moisés de Lemos Martins, como irá ser prática em todas as conferências, seleciona o convidado que irá falar. Para esta ocasião, escolheu o Professor Doutor António Costa Pinto, especialista no tema do regime autoritário do Estado Novo, o qual lançou vários livros que abordam esse assunto, como é exemplo o livro lançado em 1992 intitulado de "O salazarismo e o fascismo europeu”.

O Professor Doutor António Costa Pinto, por sua vez, é reconhecido como uma autoridade no estudo do salazarismo, tendo dedicado considerável parte da sua carreira a investigar temas relacionados.

Na sua primeira intervenção, recitou um poema de Sophia de Mello Breyner, “Esta é a madrugada que eu esperava”, e destacou que Portugal do tempo do 25 de Abril é substancialmente diferente do país contemporâneo, iniciando uma análise sobre a singularidade do processo revolucionário. Abordou ainda os motivos que levaram ao golpe e ao estabelecimento do Estado Novo.

Os 50 anos de democracia em Portugal são celebrados com eventos como este, que visam, acima de tudo, reintegrar na comunidade académica, neste caso, a memória do que foi o 25 de Abril e o processo de transição política para a democracia em Portugal.

Consulte as Restantes Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios