filmeu
operat-oficina-repositorio-videojogos-acessiveis-redes-1920

Projeto Operat Junta-se a Repositório de Videojogos Acessíveis

Os videojogos são realizados no âmbito da Licenciatura de Videojogos da Lusófona.

06.12.22 - 12h21

O projeto Operat - Oficina de Recursos Acessíveis, juntou-se recentemente ao repositório de videojogos acessíveis a pessoas com deficiência intelectual desenvolvidos no âmbito da licenciatura de videojogos da Lusófona, um conjunto de jogos tangíveis concebidos em conjunto com técnicos e clientes da APPACDM de Lisboa.

A Operat, em colaboração com o CED Jacob Rodrigues Pereira (Casa Pia), venceu ainda o Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe com o projeto EducaçãoAcessível.pt. Uma distinção no âmbito dos direitos de participação das pessoas com deficiência, atribuída pelo Instituto Nacional para a Reabilitação que, entre outros, visa estimular a investigação e a invenção de instrumentos que garantam uma maior qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Os jogos produzidos visam contribuir para uma lacuna na oferta de recursos daquele tipo que estejam ajustados aos interesses e necessidades desta população, e que podem ser adquiridos no laboratório de prototipagem da Lusófona LabTec ou executados num outro laboratório daquele tipo, bastando para tal descarregar gratuitamente os planos de execução no website do projeto.

Enquanto projeto em curso, que conta com o apoio da Humanitas e do CICANT, está já para breve a publicação de novos videojogos e recursos tangíveis acessíveis a pessoas com deficiência intelectual.

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios