filmeu
Imagem notícias defeito 1

I Jornadas de Engenharia Biomédica

Saiba o que aconteceu nas últimas palestras do evento organizado pela Faculdade de Engenharia.

26.05.17 - 00h00

Medical Biotechnology

Decorreu no passado dia 11 de Maio mais uma palestra inserida nas I Jornadas de Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia e contou com a presença da Doutora Cecília Calado, Docente do ISEL. Durante a sessão intitulada Medical Biotechnology - a Professora Cecília Calado falou-nos dos novos biofármacos, as suas aplicações e vantagens relativamente aos produtos farmacêuticos actuais, pois serão mais direccionados e personalizados. De uma forma clara e muito interessante mostrou-nos quais as novas tendências na área da biomedicina e da biotecnologia em termos de novas estratégias terapêuticas.


Micro-technologies for Stem Cell Engineering

No passado dia 16 de Maio, dia nacional do cientista, inserida nas I Jornadas de Engenharia Biomédica, tivemos a honra de contar com a presença do Doutor Tiago Fernandes, docente no Instituto Superior Técnico e investigador no Instituto de Bioengenharia e Biociências - que nos veio falar sobre "Micro-technologies for Stem Cells Engineering". A audiência teve a oportunidade de tomar conhecimento sobre o fantástico mundo das células estaminais, a forma como são isoladas e sua aplicação em termos terapêuticos. Foi possível conhecer, igualmente, a forma como as células estaminais podem ser utilizadas como ferramenta na análise avaliação de fenómenos biológicos, fisiológicos e metabólicos que poderão dar uma ideia mais clara da forma como poderão ser desenvolvidos novos fármacos e novas estratégias terapêuticas.


Imuno-oncologia: quando o cancro sequestra o sistema imunitário trazendo para o "lado negro da força"

Inserida nas I Jornadas de Engenharia Biomédica, decorreu no passado dia 18 de maio a palestra intitulada "Imuno-oncologia: quando o cancro sequestra o sistema imunitário trazendo para o "lado negro da força"", cuja oradora, a Professora Doutora Guadalupe Cabral, Docente da Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona e investigadora no Centro de Doenças Crónicas (FCM-UNL) falou-nos sobre o fantástico mundo do sistema imunitário e a forma como este reage quando se depara com situações em que as células cancerígenas podem condicionar a sua acção. A Professora Guadalupe Cabral falou-nos igualmente do trabalho que tem desenvolvido no seu laboratório relacionado com a descoberta de novos biomarcadores associados ao cancro da mama, infelizmente uma doença que ainda afecta muitas mulheres em todo o mundo.


Faculdade de Engenharia
Universidade Lusófona

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios