Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

I Jornadas de Engenharia Biomédica

Saiba o que aconteceu nas últimas palestras do evento organizado pela Faculdade de Engenharia.

Medical Biotechnology

Decorreu no passado dia 11 de Maio mais uma palestra inserida nas I Jornadas de Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia e contou com a presença da Doutora Cecília Calado, Docente do ISEL. Durante a sessão intitulada Medical Biotechnology - a Professora Cecília Calado falou-nos dos novos biofármacos, as suas aplicações e vantagens relativamente aos produtos farmacêuticos actuais, pois serão mais direccionados e personalizados. De uma forma clara e muito interessante mostrou-nos quais as novas tendências na área da biomedicina e da biotecnologia em termos de novas estratégias terapêuticas.


Micro-technologies for Stem Cell Engineering

No passado dia 16 de Maio, dia nacional do cientista, inserida nas I Jornadas de Engenharia Biomédica, tivemos a honra de contar com a presença do Doutor Tiago Fernandes, docente no Instituto Superior Técnico e investigador no Instituto de Bioengenharia e Biociências - que nos veio falar sobre "Micro-technologies for Stem Cells Engineering". A audiência teve a oportunidade de tomar conhecimento sobre o fantástico mundo das células estaminais, a forma como são isoladas e sua aplicação em termos terapêuticos. Foi possível conhecer, igualmente, a forma como as células estaminais podem ser utilizadas como ferramenta na análise avaliação de fenómenos biológicos, fisiológicos e metabólicos que poderão dar uma ideia mais clara da forma como poderão ser desenvolvidos novos fármacos e novas estratégias terapêuticas.


Imuno-oncologia: quando o cancro sequestra o sistema imunitário trazendo para o "lado negro da força"

Inserida nas I Jornadas de Engenharia Biomédica, decorreu no passado dia 18 de maio a palestra intitulada "Imuno-oncologia: quando o cancro sequestra o sistema imunitário trazendo para o "lado negro da força"", cuja oradora, a Professora Doutora Guadalupe Cabral, Docente da Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona e investigadora no Centro de Doenças Crónicas (FCM-UNL) falou-nos sobre o fantástico mundo do sistema imunitário e a forma como este reage quando se depara com situações em que as células cancerígenas podem condicionar a sua acção. A Professora Guadalupe Cabral falou-nos igualmente do trabalho que tem desenvolvido no seu laboratório relacionado com a descoberta de novos biomarcadores associados ao cancro da mama, infelizmente uma doença que ainda afecta muitas mulheres em todo o mundo.


Faculdade de Engenharia
Universidade Lusófona