filmeu
ClimAID team visits the Museu Bordal e o Pinheiro,

Projeto “Infamous Shipwrecks” Reuniu Equipa em Portugal de 20 a 22 de março

Equipa “Infamous Shipwrecks” define próximos passos do projeto piloto sobre naufrágios do passado e do futuro

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ODS4 ODS13 ODS14 ODS17

11.04.25 - 12h50

Website do Projeto

A equipa reuniu-se em Portugal para discutir ideias e definir o plano de ação para os próximos meses deste projeto-piloto da missão WIRE by FilmEU Horizon, entre os dias 20 e 22 de março de 2025.

A agenda destes três dias de trabalho incluiu apresentações de convidados associados às histórias em desenvolvimento, nomeadamente o escritor espanhol Francisco Benitez Aguilar (1) e o arqueólogo marítimo francês Jean-Yves Blot (2). Este evento interno contou ainda com a presença de Augusto António Alves Salgado (3), diretor do Museu de Marinha. O impacto das alterações climáticas nas zonas costeiras portuguesas foi abordado por Anabela Cruces, professora da Universidade Lusófona (4).

O programa desta reunião de equipa incluiu também uma visita de campo a Peniche, ao local do naufrágio do navio espanhol San Pedro de Alcântara, bem como ao recentemente inaugurado Museu Nacional Resistência e Liberdade, situado na fortaleza de Peniche. A equipa do projeto teve igualmente a oportunidade de visitar o Museu de Marinha, localizado no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

O principal objetivo do projeto “Infamous Shipwrecks” é promover a literacia do Oceano junto de públicos-alvo, contando histórias de naufrágios ao longo da costa europeia, através de múltiplos meios e pontos de contacto – como realidade virtual, realidade aumentada, vídeo linear e uma instalação imersiva. 
Este projeto-piloto resulta do esforço conjunto de investigadores da Universidade Lusófona (Portugal), IADT (Irlanda), NATFA (Bulgária) e VIA University College – Aarhus (Dinamarca).

Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona


(1) Francisco Benitez Aguilar
Jornalista, escritor, dramaturgo, poeta e ibero-americanista.
Autor de “El Príncipe Inca, Naufragio de un Imperio” (2024)
(2) Jean-Yves Blot
Arqueólogo marítimo e autor; Diretor de missões de identificação/escavação do local do naufrágio San Pedro de Alcântara
(3) Augusto António Alves Salgado
Capitão-de-mar-e-guerra
Diretor do Museu de Marinha – Portugal
Doutorado em História dos Descobrimentos
(4) Anabela Cruces
Professora e diretora do 1.º Ciclo de Engenharia do Ambiente na Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona; Doutorada em Geologia

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios