filmeu
Imagem notícias defeito 1

Avaliação da Qualidade do Ar na Universidade Lusófona

O Projeto MAPeAR pretende realizar uma caracterização da qualidade do ar nacional.

23.06.21 - 00h00

Em abril de 2021, a Faculdade de Engenharia associou-se, como elemento participante, a um projeto nacional, o MAPeAR, parceria entre a ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental) e a ABAE. Este projeto pretende realizar uma caracterização da qualidade do ar a nível nacional, com a colaboração das instituições de ensino. Neste sentido, foi disponibilizado à FE um equipamento (sensor) que monitoriza ao longo do dia, em contínuo, matéria particulada, nomeadamente PM10 e PM2.5, juntamente com os parâmetros temperatura e humidade relativa. Este dispositivo de monitorização de partículas é um aparelho open source desenvolvido inicialmente pelo projeto luftdaten.info, da Universidade de Estugarda e agora mantido pela sensor.community.

Os dados obtidos através deste equipamento, de recolha de dados online, podem ser consultados numa plataforma online, permitindo o acompanhamento da influência de algumas fontes de poluição próximas do campus da ULHT.

Esta ação, para além de ser uma ação integrada na candidatura às Eco-Escolas da FE, consiste ainda no trabalho de investigação de um grupo de estudantes do 3º ano de Engenharia do Ambiente, da FE, os quais estão a realizar um estudo de avaliação da qualidade do ar no campus da ULHT, com recurso a outras avaliações complementares, físico-químicas e microbiológicas, para este fim. Brevemente sairão conclusões deste estudo, fique atento!

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios