filmeu
Imagem notícias defeito 1

A rádio que dá voz às mensagens da bíblia

RTM, ou a fé enquanto mensagem nos média.

05.05.17 - 00h00

Na passada quinta feira, dia 27, a Lusófona recebeu Levi e Sónia Simões da RTM (Rádio Trans Mundial) em função do 4º Ciclo de Conferências de Desafios da Contemporaneidade ao Cristianismo, para debater o tema "A Fé (enquanto mensagem) nos média".

A RTM (Rádio Trans Mundial) é uma cadeia de rádio global, que está presente em 160 países, transmitindo programas em 330 idiomas, e que tem como missão transmitir mensagens de fé às pessoas. Está em Portugal desde 2002 e colabora com associações, igrejas e instituições cristãs.

Com uma comunicação acessível e uma linguagem contemporânea, usam a rádio como uma ferramenta para levar assuntos bíblicos às pessoas, assim como abordar temas do dia a dia que as afetem, e aplicar neles os valores da bíblia para tentar ajuda-las a ultrapassa-los.

A rádio trabalha com dois programas principais: O Som do Livro, que é sobre a bíblia, e Mulheres de Esperança, que é direcionado para as mulheres.

"Não fazemos um programa religioso. Fazemos um programa de rádio com um conteúdo bíblico. A locução é normal à das outras rádios, e sem músicas sacras. São músicas de vários estilos, mas que contenham conteúdos que transmitam mensagens de fé"- declara Levi Simões.

Para provar isso, Levi pôs a audiência a escutar uma gravação de um dos programas feitos, onde o mesmo, como locutor, apresenta a próxima música a ser reproduzida pela rádio, sendo esta uma música do cantor Anselmo Ralph, onde pode-se ouvir os seguintes versos:

"Às vezes é fácil pensar que o amor
É dizer palavras lindas ao vento, sim
Às vezes é fácil pensar que amar
É sentir no peito aquela dor e dizer eu te amo
Mas não é assim
Amor é muito mais do que aquilo que o mundo vê
Mas é só pedir à Cristo
Me ensina a amar, me ensina a cuidar
Ó meu Senhor, pois só Tu sabes o que é real amor..."

Levi acrescenta que "já nos perguntaram se nós passamos muitas músicas cristãs. E respondemos sempre que não existe música cristã. Existe música. Pode ser pop, hip-hop, salsa ou gospel, mas a mensagem é que pode ser de inspiração cristã."


Mulheres de Esperança

Mulheres de Esperança, um dos programas da RTM, é direcionado para as mulheres, e neste aborda-se temas relacionados com o quotidiano da mesma, como relacionamentos, família, casamento, filhos, saúde, educação, entre outros.

"São temas com que a mulher vive diariamente, mas que depois são ligados com uma palavra bíblica" - declarou Sónia Simões.

Segundo Sónia, a missão de Mulheres de Esperança é incentivar, equipar e envolver as mulheres para desenvolverem a sua fé, e o projeto tem como objetivo levar esperança às mulheres, independentemente da sua situação económica ou cultural.

"Nós temos cinco ações para ajudar as mulheres a desenvolverem a sua fé: a oração, o ouvir, o aprender, crescer e o dar".

Uma vez que este programa está presente em 125 países, têm o cuidado de abordar assuntos específicos relacionados com cada cultura, e adapta-los segundo a mesma.

O Som do Livro e Mulheres de Esperança podem ser ouvidos na Rádio Trans Mundial (RTM) que é transmitido em 11 rádios locais de norte ao sul do país, e também estão presentes online com podcast, Facebook e Instagram.

Ainda durante a sessão, Levi partilhou com a audiência cartas, emails e telefonemas feitos pelos ouvintes, que acompanham fielmente o programa e sentem-se motivados e abençoados pelas mensagens transmitidas pelo mesmo.

A Rádio Trans Mundial nasceu em Tânger, em 1954, através de um militar cristão que estava na guerra, em Marrocos, que queria de alguma forma espalhar mensagens do Evangelho aos seus colegas militares. Com a ajuda de um rádio comunicador das tropas, começou a partilhar mensagens da bíblia e palavras de esperança e fé. E assim surgiu a ideia de fazer uma rádio global que transmitisse mensagens de fé e de assuntos bíblicos às pessoas.

Yauri Neto
Comunicação Institucional
Notícias Lusófona

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios