
Serviço Social: Os Trajetos e Importância da Investigação
Metodologias e estudos que ilustram a relação entre a investigação académica e as práticas profissionais na área da gestão das organizações sociais.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
No âmbito do Mestrado em Serviço Social e Política Social – Especialização Gestão das Organizações Sociais, realizou-se no dia 15 de março, na Universidade Lusófona - CUL, entre as 10h00 e as 13h00, o Workshop “Investigação na Formação Pós-Graduada: Trajetos de Mestrado em Serviço Social”.
Atendendo ao contexto de profundas transformações sociais, e em que o ciclo de vida do conhecimento é muito curto e as respostas profissionais são cada vez mais exigentes e desafiadoras, procurou-se com este workshop evidenciar a importância da investigação para a inovação no campo do Serviço Social, destacando metodologias e estudos que ilustram a relação entre a investigação académica e as práticas profissionais na área da gestão das organizações sociais.
Os convidados, alunos e ex-alunos do mestrado, falaram dos seus temas de investigação e partilharam as suas experiências ao longo do seu trajeto de investigação.
Este evento constituiu-se como um momento de extrema importância para o processo de aprendizagem e de reflexão dos estudantes sobre a relevância da investigação no seu processo de formação, tal como fica expresso nos relatos de alguns estudantes presentes:
- “ouvir estes testemunhos fez-me compreender melhor o meu trajeto. Aliás percebi algumas coisas, como a dimensão da metodologia, que até agora não tinha compreendido muito bem. Mas também, se por um lado sinto que vou ser capaz, por outro sinto-me um pouco assustada”.
- Outra aluna referiu que “trazer estas experiências diferentes, uns que já defenderam a tese, outros que terminaram e estão à espera e os outros que que ainda estão no 2.º ano, foi muito bom, porque assim tivemos a noção do todo. E o facto de todos terem falado de aspetos positivos e negativos que aconteceram durante o mestrado, também nos prepara para o que há-de vir. É diferente serem os professores a dizerem-nos, ou serem os colegas”.
- Por estes testemunhos, concluímos que o sucesso do workshop apela e reforça a importância da continuidade destes momentos, enquanto espaço essencial para o debate na investigação e para a aquisição de competências reflexivas, quer para os investigadores ainda em processo de formação, quer para os profissionais. É também um espaço privilegiado para aprofundamento e divulgação do conhecimento no Serviço Social.