filmeu
mestrado-servico-social

Mestrado Serviço Social e Política Social

Lisboa
O Serviço Social na ULusófona possui um vasto património de experiência no campo académico e na intervenção social e detém uma posição dianteira em termos de prática, inovação e desenvolvimento. Os seus profissionais, quer concebendo quer executando políti... Ler mais

Partilhar

Email

GrauMestrado Semestres4 Créditos120 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    O Serviço Social na ULusófona possui um vasto património de experiência no campo académico e na intervenção social e detém uma posição dianteira em termos de prática, inovação e desenvolvimento. Os seus profissionais, quer concebendo quer executando políticas sociais, são, mais do que nunca, indispensáveis na sociedade atual em que se assiste a mudanças diversas que põem em questão as noções de cidadania, justiça social e respeito pela diferença. O Mestrado em Serviço Social e Política Social obedece uma estrutura curricular com 2 anos letivos (4 semestres): no primeiro ano são trabalhados conhecimentos, competências e aptidões fundamentais para uma prática profissional sustentada na evidência e no desenvolvimento da pesquisa científica autónoma; e no 2ºano é feito acompanhamento tutorial à realização da dissertação, projeto de intervenção ou relatório profissional.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente; d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos. Critério de seriação - 100% apreciação curricular
  • Competências

    Competências

    - Aprofundar as capacidades de análise crítica da estrutura sociopolíticas e das injustiças históricas que afetam as comunidades, bem como das causas estruturais que afetam as populações marginalizadas, vulneráveis e minoritárias; - Aprofundar os conhecimentos de tratados internacionais, leis e regulamentos e padrões globais, bem como os Objetivos de Desenvolvimento Social. - Adquirir a capacidade de compreender criticamente as questões ambientais e do seu impacto nas comunidades - Fortalecer conhecimentos de identificação, mensuração e análise de necessidades sociais e sua relação com as respostas e intervenções - Estimular a reflexão sobre a complexidade de configurações teóricas e metodológicas e as abordagens contemporâneas sobre o serviço social, enquanto disciplina e enquanto agente interventor sociopolítico - Aprofundar competências analítico-operativas que permitam a adequação dos processos de intervenção social face à complexidade, contradições e opacidade das sociedades atuais - Aprofundar as questões epistemológicas da pesquisa em serviço social e contribuir para a consolidação e produção do conhecimento cientifico-profissional na área do Serviço social - Contribuir para a construção, implementação e avaliação de políticas públicas - Desenvolver a capacidade de análise crítica e reflexiva do e no Serviço Social - Aumentar a capacidade inovadora e criativa nos contextos e processos de intervenção - Consolidar os valores éticos e políticos do serviço social
  • Objetivos

    Objetivos

    Obedecendo aos princípios do Acordo de Bolonha, o Mestrado Serviço Social e Política Social pretende consolidar a formação básica adquirida na Licenciatura em Serviço Social e proporcionar uma mais ampla qualificação profissional no campo do Serviço Social e da sua articulação com as Políticas Sociais. Este curso responde assim à exigência crescente de ligar a formação aos fundamentos políticos na abordagem das questões de desigualdade social e da inclusão social de grupos vulneráveis. Constitui, igualmente, um espaço privilegiado de repensar a intervenção social nos seus fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos O Mestrado em Serviço Social e Políticas Sociais tem como objetivos: - Habilitar os alunos a desenvolver e aprofundar os conhecimentos do 1º Ciclo; - Investigar a relação e articulação do Serviço Social com as Políticas Sociais; - Articular conhecimentos da área do Serviço Social com as áreas das ciências sociais; - Refletir questões éticas e deontológicas relacionadas com a investigação e a intervenção; - Comunicar e debater problemas sociais com outros especialistas, focalizando a perspetiva de abordagem do Serviço Social.
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • É uma formação avançada em Serviço Social, indispensável na atual sociedade em que se assistem a reflexões e ações decisivas no que se refere à cidadania, aos direitos humanos e justiça social.
    • É uma fonte de conhecimentos, competências e aptidões, especializados em matéria de políticas socais e práticas do Serviço Social.
    • É uma possibilidade para aprofundar projetos de intervenção social específicos nomeadamente em equipas interdisciplinares junto de instituições sociais de referência.
    • É uma contribuição marcante para o desenvolvimento pessoal.
    • É uma oportunidade de acesso a funções de elevada qualificação.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    A obtenção do 2º Grau proporciona uma qualificação na área de Serviço Social com repercussões no prosseguimento da carreira profissional e académica. O aprofundamento da metodologia científica de investigação prepara os pós-graduados para a participação e liderança de projetos de investigação na área da Ação Social. Constitui-se como grau de acesso à carreira académica e ao nível de doutoramento e pós-doutoramento. Possibilita a aquisição de instrumentos, conceptuais e metodológicos de produção de conhecimento, fundamentais ao trabalho social na atualidade.
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    Programas de especialização e pós-graduação, incluindo programas de 3º ciclo referentes a estudos de doutoramento.
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    O Ciclo de estudo dispõe das seguintes instalações de apoio às atividades letivas: Centro de Trabalho Tecnológico, Biblioteca e Salas de Estudos. Todas as nossas salas estão igualmente equipadas com: Videoprojetor portátil, PC/Netbook portátil e retroprojetor.
  • Observações

    Observações

    Horário: Funciona às 6ª Feiras entre as 18h e as 22h e aos sábados das 9h às 13h Áreas Científicas Serviços sociais

Centro Universitário

Lisboa | F. Ciências Sociais, Educação e Adm.
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.

Direção do Curso

Secretariado

Daniela Rodrigues

  • Extensão Telefónica
    640
  • Local de atendimento
    Sala C.0.16
  • Horário de atendimento
    2ªf a 6ªf - 10h às 12h e das 14h30 às 16h30

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Ef 3042/2011/AL02

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS.
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios