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Disciplina Seminário Temático I - Desigualdades, Inclusão e Bem-Estar Social

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Seminário Temático I - Desigualdades, Inclusão e Bem-Estar Social visa capacitar os estudantes para uma leitura crítica e fundamentada dos problemas sociais da atualidade e dos desafios que se colocam, neste âmbito, aos profissionais de serviço social. 
    Tem como objetivos: situar as grandes questões e debates contemporâneos no âmbito da investigação social e dos desafios que estas colocam ao serviço social; refletir sobre as novas abordagens teóricas aos problemas sociais na contemporaneidade; situar e caracterizar os problemas sociais; identificar indicadores de desigualdades, de exclusão e de cidadania, bem como mecanismos que os produzem, a diferentes níveis e identificar instrumentos e estratégias de intervenção social, no âmbito dos dispositivos de inserção e dos processos de ativação de políticas sociais públicas territorializadas. 

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Perspetivas de desigualdade social e inclusão 

    2. Produção e reprodução das desigualdades 

    3. Análise crítica da desigualdade: (etnicidade, género, idade, grupos vulneráveis)

    4. Comunidades e territórios sustentáveis (em termos de igualdade e inclusão)

    5. Políticas sociais de igualdade e inclusão 

    6. Igualdade e direitos humanos: reflexões a partir do Serviço Social

  • Objetivos

    Objetivos

    Situar as grandes questões e debates contemporâneos no âmbito da investigação social e dos desafios que estas colocam ao serviço social; refletir sobre as novas abordagens teóricas aos problemas sociais na contemporaneidade; situar e caracterizar os problemas sociais; identificar indicadores de desigualdades, de exclusão e de cidadania, bem como mecanismos que os produzem, a diferentes níveis e identificar instrumentos e estratégias de intervenção social, no âmbito dos dispositivos de inserção e dos processos de ativação de políticas sociais públicas territorializadas. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O ensino-aprendizagem será desenvolvido a partir de uma abordagem pedagógica que combinará métodos mais expositivos, para transmissão de conceitos e métodos de análise fundamentais e estruturantes, com métodos participativos em torno de trabalho construído e apresentado pelos estudantes. As aulas são enquadradas e acompanhadas por um guião detalhado com sumários desenvolvidos, orientações bibliográficas específicas e tarefas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Albuquerque, C.; Arcoverde A. C. (2017). Serviço Social Contemporâneo - Reflexividade e Estratégia. Pactor Ed.
    Almeida, J. F. (2013). Desigualdades e Perspetivas dos Cidadãos: Portugal e a Europa. Mundos Sociais.
    Miguel do Carmo, R., Sebastião, J., Azevedo, J., Martins, S. e Firmino da Costa, A. (organizadores) (2018). Desigualdades Sociais. Portugal e a Europa. Editora Mundos Sociais
    Costa, A. F. (2012). Desigualdades Sociais Contemporâneas. Mundos Sociais.
    Carvalho, H. (2022). Desigualdades Sociais e Grupos Sociais Vulneráveis. Editora Húmus.

     

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