filmeu

Disciplina Seminário Temático I - Desigualdades, Inclusão e Bem-Estar Social

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Seminário Temático I - Desigualdades, Inclusão e Bem-Estar Social visa capacitar os estudantes para uma leitura crítica e fundamentada dos problemas sociais da atualidade e dos desafios que se colocam, neste âmbito, aos profissionais de serviço social. 
    Tem como objetivos: situar as grandes questões e debates contemporâneos no âmbito da investigação social e dos desafios que estas colocam ao serviço social; refletir sobre as novas abordagens teóricas aos problemas sociais na contemporaneidade; situar e caracterizar os problemas sociais; identificar indicadores de desigualdades, de exclusão e de cidadania, bem como mecanismos que os produzem, a diferentes níveis e identificar instrumentos e estratégias de intervenção social, no âmbito dos dispositivos de inserção e dos processos de ativação de políticas sociais públicas territorializadas. 

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Perspetivas de desigualdade social e inclusão 

    2. Produção e reprodução das desigualdades 

    3. Análise crítica da desigualdade: (etnicidade, género, idade, grupos vulneráveis)

    4. Comunidades e territórios sustentáveis (em termos de igualdade e inclusão)

    5. Políticas sociais de igualdade e inclusão 

    6. Igualdade e direitos humanos: reflexões a partir do Serviço Social

  • Objetivos

    Objetivos

    Situar as grandes questões e debates contemporâneos no âmbito da investigação social e dos desafios que estas colocam ao serviço social; refletir sobre as novas abordagens teóricas aos problemas sociais na contemporaneidade; situar e caracterizar os problemas sociais; identificar indicadores de desigualdades, de exclusão e de cidadania, bem como mecanismos que os produzem, a diferentes níveis e identificar instrumentos e estratégias de intervenção social, no âmbito dos dispositivos de inserção e dos processos de ativação de políticas sociais públicas territorializadas. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O ensino-aprendizagem será desenvolvido a partir de uma abordagem pedagógica que combinará métodos mais expositivos, para transmissão de conceitos e métodos de análise fundamentais e estruturantes, com métodos participativos em torno de trabalho construído e apresentado pelos estudantes. As aulas são enquadradas e acompanhadas por um guião detalhado com sumários desenvolvidos, orientações bibliográficas específicas e tarefas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Albuquerque, C.; Arcoverde A. C. (2017). Serviço Social Contemporâneo - Reflexividade e Estratégia. Pactor Ed.
    Almeida, J. F. (2013). Desigualdades e Perspetivas dos Cidadãos: Portugal e a Europa. Mundos Sociais.
    Miguel do Carmo, R., Sebastião, J., Azevedo, J., Martins, S. e Firmino da Costa, A. (organizadores) (2018). Desigualdades Sociais. Portugal e a Europa. Editora Mundos Sociais
    Costa, A. F. (2012). Desigualdades Sociais Contemporâneas. Mundos Sociais.
    Carvalho, H. (2022). Desigualdades Sociais e Grupos Sociais Vulneráveis. Editora Húmus.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios