-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Seminário Temático I - Desigualdades, Inclusão e Bem-Estar Social visa capacitar os estudantes para uma leitura crítica e fundamentada dos problemas sociais da atualidade e dos desafios que se colocam, neste âmbito, aos profissionais de serviço social.
Tem como objetivos: situar as grandes questões e debates contemporâneos no âmbito da investigação social e dos desafios que estas colocam ao serviço social; refletir sobre as novas abordagens teóricas aos problemas sociais na contemporaneidade; situar e caracterizar os problemas sociais; identificar indicadores de desigualdades, de exclusão e de cidadania, bem como mecanismos que os produzem, a diferentes níveis e identificar instrumentos e estratégias de intervenção social, no âmbito dos dispositivos de inserção e dos processos de ativação de políticas sociais públicas territorializadas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT464-25440
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Perspetivas de desigualdade social e inclusão
2. Produção e reprodução das desigualdades
3. Análise crítica da desigualdade: (etnicidade, género, idade, grupos vulneráveis)
4. Comunidades e territórios sustentáveis (em termos de igualdade e inclusão)
5. Políticas sociais de igualdade e inclusão
6. Igualdade e direitos humanos: reflexões a partir do Serviço Social
-
Objetivos
Objetivos
Situar as grandes questões e debates contemporâneos no âmbito da investigação social e dos desafios que estas colocam ao serviço social; refletir sobre as novas abordagens teóricas aos problemas sociais na contemporaneidade; situar e caracterizar os problemas sociais; identificar indicadores de desigualdades, de exclusão e de cidadania, bem como mecanismos que os produzem, a diferentes níveis e identificar instrumentos e estratégias de intervenção social, no âmbito dos dispositivos de inserção e dos processos de ativação de políticas sociais públicas territorializadas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O ensino-aprendizagem será desenvolvido a partir de uma abordagem pedagógica que combinará métodos mais expositivos, para transmissão de conceitos e métodos de análise fundamentais e estruturantes, com métodos participativos em torno de trabalho construído e apresentado pelos estudantes. As aulas são enquadradas e acompanhadas por um guião detalhado com sumários desenvolvidos, orientações bibliográficas específicas e tarefas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Albuquerque, C.; Arcoverde A. C. (2017). Serviço Social Contemporâneo - Reflexividade e Estratégia. Pactor Ed.
Almeida, J. F. (2013). Desigualdades e Perspetivas dos Cidadãos: Portugal e a Europa. Mundos Sociais.
Miguel do Carmo, R., Sebastião, J., Azevedo, J., Martins, S. e Firmino da Costa, A. (organizadores) (2018). Desigualdades Sociais. Portugal e a Europa. Editora Mundos Sociais
Costa, A. F. (2012). Desigualdades Sociais Contemporâneas. Mundos Sociais.
Carvalho, H. (2022). Desigualdades Sociais e Grupos Sociais Vulneráveis. Editora Húmus.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não