filmeu
ulusofona-coordena-reuniao-kick-off-projeto-ewald-1920

ULusófona Coordena Reunião Kick-Off do Projeto EWALD

Recorrer ao espaço para o aviso antecipado da degradação terrestre nas fronteiras da União Europeia.

17.03.23 - 12h15

No dia 18 de janeiro, ocorreu na Biblioteca da Universidade Lusófona - Centro Universitário Lisboa a reunião Kick-Off do Projeto EWALD – um projeto financiado pela Agência Executiva Europeia de Investigação da Comissão Europeia, e coordenado pela Professora Svitlana Lyubchyk da Universidade Lusófona.

O EWALD tem como principal foco a observação do planeta terra através do espaço para aviso antecipado da degradação terrestre nas fronteiras da União Europeia, sendo que o seu objetivo é o desenvolvimento de uma estrutura inovadora de Sistema de Aviso Antecipado (Early Warning System), utilizando dados de observação terrestre de múltiplas fontes e escalas, para atribuir uma resposta mais eficaz a ameaças na fronteira externa da União Europeia. O projeto baseia-se no argumento de que a degradação terrestre é um dos principais desafios mundiais, intensificado com as alterações climáticas, e que se impõem como um risco à segurança da União Europeia, por exemplo, devido às tensões socioeconómicas que se fazem sentir nas suas fronteiras.

Este projeto conta com a participação de vários parceiros (investigadores académicos e empresas) internacionais que estiveram presentes na reunião, nomeadamente: CASRE (Centro Científico de Pesquisa Aeroespacial da Terra do Instituto de Ciências Geológicas da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia); Universidade de Bergen (Noruega); ECOMM (Ucrânia); Universidade Cadi Ayyad (Marrocos); RESING (Marrocos); Universidade de Zilina (Eslováquia); EIGES da Universidade Lusófona (Portugal).

Na reunião foram discutidos várias condições inerentes à parceria entre as organizações e também futuros eventos de networking necessários para a continuação do projeto. Esta reunião foi também importante especialmente para a coordenação dos parceiros e das tarefas a serem realizadas por cada um destes para alcançar os importantes milestones no campo da investigação, assim como para discutir os futuros passos a serem dados no projeto.

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios