ULusófona promove reflexão sobre ecologia digital e desafios da teoria social
A ULusófona reuniu especialistas, docentes e estudantes para debater ecologias digitais, sustentabilidade e os desafios da teoria social
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A Universidade Lusófona promoveu, no passado dia 6 de julho, no Centro Universitário do Porto, o seminário "Do Antropoceno ao Plastoceno: as infoecologias e os desafios da teoria social nos contextos amazónicos", reunindo investigadores, docentes e estudantes para refletir sobre as relações entre tecnologia, ecologia e sociedade.
A iniciativa proporcionou um espaço de debate em torno das infoecologias, a partir do estudo de modelos de plataformas digitais desenvolvidas na Amazónia, concebidas para ligar comunidades locais, biodiversidade e territórios. Nestes contextos, a relação entre técnica e natureza revela novas formas de interação entre humanos e não humanos, desafiando as perspetivas tradicionais da teoria social e reforçando a importância das abordagens ecológicas e conectivas.
O seminário teve início com a conferência do Professor Massimo Di Felice, do Atopos da Universidade de São Paulo (USP), dedicada ao tema "Do Antropoceno ao Plastoceno: as infoecologias e os desafios da teoria social do terceiro milénio". Seguiu-se a intervenção da Professora Eliete da Silva Pereira, também do Atopos/USP, sobre os ecossistemas amazónicos digitais, e do doutorando Bruno Madureira (PROCAM/Atopos-USP), que apresentou o conceito de plataformas ecoconectivas.
A sessão terminou com um debate que envolveu docentes, convidados e estudantes do Doutoramento em Comunicação e Ativismos, reforçando o compromisso da Universidade Lusófona com a promoção do pensamento crítico, da investigação interdisciplinar e da reflexão sobre os grandes desafios sociais e ambientais da atualidade.
Outras Notícias
- Docentes da Lusófona participam no Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas
- Maior Hospital de Espécies Pecuárias da Península Ibérica Inaugura em Setembro
- Congresso Internacional Procura Respostas para os Desafios da Educação Inclusiva
- Projeto CyberFootprint Solutions apresentado no XI Encontro Casa das Ciências
- Exposição "So Glad We Almost Made It" destacou projetos de Fotografia





