filmeu
header-manuel-de-almeida-damasio

Universidade Lusófona: Uma história de sucesso que se iniciou há 30 anos

Manuel de Almeida Damásio, líder carismático do projeto Ensino Lusófona, fala-nos sobre o projeto de uma vida e dos desafios e conquistas neste percurso com mais de 30 anos.

31.03.23 - 18h00


Falar sobre a Universidade Lusófona é falar sobre da história do ensino superior e das transformações intrínsecas à sua própria modernização e reestruturação em Portugal.

A criação do projeto da Universidade nasce com o ISMAG - Instituto Superior de Matemáticas e Gestão, voltado para as áreas das Matemáticas e Gestão e com o ISHT - Instituto Superior de Humanidades e Tecnologias, voltado para as áreas das Humanidades e Tecnologias, que uniram as suas trajetórias no período de (re)democratização nacional e 10 anos mais tarde deram origem à Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Em 14 de abril de 1998 é reconhecido o interesse público da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias que em 2022 dá origem à Universidade Lusófona com dois centros universitários em Lisboa e Porto.

O presidente do Conselho de Administração da Cofac, entidade fundadora da universidade, Manuel de Almeida Damásio, explicou que “o objetivo deste era dar soluções ao baixo nível de Educação Superior e expandir a formação académica superior com a criação de diferentes licenciaturas nas áreas de gestão e ciências humanas para tentar combater a escassa falta de áreas de estudo”.

Além disso, gerar mais Professores e Doutorados com o âmbito de qualificar as pessoas para dar continuidade a propagação do Ensino Superior português, um dos desafios encontrados ao logo deste caminho, afirma o professor “foi levar por diante um projeto educativo que respondesse às necessidades do país e à vontade das pessoas, e que, ainda hoje há resistência, de uma parte conservadora, aos cursos de áreas mais criativas e artísticas".

O sucesso conquistado e que se expandiu para mais de 5 países da CPLP é fruto de um trabalho contínuo e uma boa gestão. A dedicação a esta carreira, na área da educação, é uma das grandes felicidades do Professor Doutor Manuel de Almeida Damásio, sentimento esse que pretende transmitir aos seus estudantes, colaboradores e docentes.

Sobre o futuro...
Manuel de Almeida Damásio tem uma visão positiva e desafiadora e, acredita que para dar continuidade a trabalho desenvolvido pela Universidade Lusófona é necessário, relembrando que o projeto traz grande felicidade e muitas angústias, mas o que é bom supera o que é difícil. "Os sucessos trazem uma grande satisfação, mas o progresso é contínuo. Apesar do desenvolvimento atual, procura-se sempre estar mais a frente no futuro”.


“Tenho duas grandes alegrias: a primeira é quando conseguimos abrir as aulas, a segunda é quando entregamos os diplomas”


Manuel de Almeida Damásio
Presidente do Conselho de Administração Ensino Lusófona




Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios