
Universidade Lusófona: Uma história de sucesso que se iniciou há 30 anos
Manuel de Almeida Damásio, líder carismático do projeto Ensino Lusófona, fala-nos sobre o projeto de uma vida e dos desafios e conquistas neste percurso com mais de 30 anos.
31.03.23 - 18h00Falar sobre a Universidade Lusófona é falar sobre da história do ensino superior e das transformações intrínsecas à sua própria modernização e reestruturação em Portugal.
A criação do projeto da Universidade nasce com o ISMAG - Instituto Superior de Matemáticas e Gestão, voltado para as áreas das Matemáticas e Gestão e com o ISHT - Instituto Superior de Humanidades e Tecnologias, voltado para as áreas das Humanidades e Tecnologias, que uniram as suas trajetórias no período de (re)democratização nacional e 10 anos mais tarde deram origem à Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Em 14 de abril de 1998 é reconhecido o interesse público da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias que em 2022 dá origem à Universidade Lusófona com dois centros universitários em Lisboa e Porto.
O presidente do Conselho de Administração da Cofac, entidade fundadora da universidade, Manuel de Almeida Damásio, explicou que “o objetivo deste era dar soluções ao baixo nível de Educação Superior e expandir a formação académica superior com a criação de diferentes licenciaturas nas áreas de gestão e ciências humanas para tentar combater a escassa falta de áreas de estudo”.
Além disso, gerar mais Professores e Doutorados com o âmbito de qualificar as pessoas para dar continuidade a propagação do Ensino Superior português, um dos desafios encontrados ao logo deste caminho, afirma o professor “foi levar por diante um projeto educativo que respondesse às necessidades do país e à vontade das pessoas, e que, ainda hoje há resistência, de uma parte conservadora, aos cursos de áreas mais criativas e artísticas".
O sucesso conquistado e que se expandiu para mais de 5 países da CPLP é fruto de um trabalho contínuo e uma boa gestão. A dedicação a esta carreira, na área da educação, é uma das grandes felicidades do Professor Doutor Manuel de Almeida Damásio, sentimento esse que pretende transmitir aos seus estudantes, colaboradores e docentes.
Sobre o futuro...
Manuel de Almeida Damásio tem uma visão positiva e desafiadora e, acredita que para dar continuidade a trabalho desenvolvido pela Universidade Lusófona é necessário, relembrando que o projeto traz grande felicidade e muitas angústias, mas o que é bom supera o que é difícil. "Os sucessos trazem uma grande satisfação, mas o progresso é contínuo. Apesar do desenvolvimento atual, procura-se sempre estar mais a frente no futuro”.
“Tenho duas grandes alegrias: a primeira é quando conseguimos abrir as aulas, a segunda é quando entregamos os diplomas”
Manuel de Almeida Damásio
Presidente do Conselho de Administração Ensino Lusófona
Outras Notícias
- Docente ULusófona Renova Funções como Provedor do Animal
- Abertura de Concurso para Atribuição de 2 Bolsas de Doutoramento no CICANT
- ULusófona/CICANT junta-se à Aliança da UNESCO para a Literacia Mediática
- Curso de Verão sobre Monitorização da Saúde Estrutural 2025 Encerra com Sucesso
- NECS destaca intersecções entre cinema, media digitais e tecnologias imersivas