filmeu
nuno maulide noticia

Universidade Lusófona recebe o químico Nuno Maulide

Renomado professor e escritor realiza quatro eventos voltados para alunos e comunidade científica

30.05.23 - 16h42

No dia 18 de maio, a Universidade Lusófona recebeu o Workshop “Seminário com Nuno Maulide: Como escrever uma proposta ERC de sucesso”, ministrado pelo premiado químico português, professor e pesquisador de Química Orgânica na Universidade de Viena.

A Agência Executiva do Conselho Europeu de Investigação (European Research Council - ERC) encoraja propostas de natureza interdisciplinar e pioneiras que abordam novos e emergentes campos de pesquisa e introduzem abordagens inovadoras e invenções científicas não convencionais.

Este é um dos projetos de financiamento mais importantes na área científica, com bolsas de maior valor monetário, criadas para garantir que pesquisadores líderes, de qualquer idade e nacionalidade, continuem a desenvolver projetos de pesquisa inovadores e desafiadores dentro da Europa. É um componente principal do Horizonte Europa, o Programa-Quadro de Pesquisa da União Europeia para 2021-2027.

Além disso, Nuno Maulide realizou mais três eventos na Lusófona nos dias seguintes: em 19/05, o Workshop com seminário "Inovação em química orgânica: da indústria ao empreendedorismo"; em 25/05, a Palestra "O fascínio da Química: soluções para os desafios da sociedade"; e em 26/05, a aula aberta no âmbito da disciplina de Química Medicinal Orgânica: "Desmistificando a química orgânica: do cabelo aos aromas, passando pelo enxofre". Este último evento foi aberto a toda a comunidade científica nacional.

Sobre o palestrante

Nuno Maulide assumiu a posição de Research Group Leader no instituto Max-Planck fur Kohlenforschung, na Alemanha, e foi o primeiro português a receber o prémio “Bayer Early Excellence in Science Award 2012” na área da Química. Foi eleito cientista do ano na Áustria em 2018 e está entre as 12 personalidades portuguesas que mais se destacaram em 2021. Recebeu uma Starting Grant em 2011, uma Consolidator Grant em 2016 e uma Proof of Concept em 2018. Também recebeu o Springer Heterocylic Chemistry Award, um prémio concedido a pesquisadores com até 50 anos a cada dois ou três anos, por contribuições importantes na área da química de heterociclos. Além disso, recebeu a distinção da Sociedade Espanhola de Química com a Marcial Moreno Mañas Lectureship, atribuída anualmente a pesquisadores com menos de 40 anos, por contribuições excecionais na área da Química Orgânica.

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios