
Universidade Lusófona recebe o químico Nuno Maulide
Renomado professor e escritor realiza quatro eventos voltados para alunos e comunidade científica
30.05.23 - 16h42No dia 18 de maio, a Universidade Lusófona recebeu o Workshop “Seminário com Nuno Maulide: Como escrever uma proposta ERC de sucesso”, ministrado pelo premiado químico português, professor e pesquisador de Química Orgânica na Universidade de Viena.
A Agência Executiva do Conselho Europeu de Investigação (European Research Council - ERC) encoraja propostas de natureza interdisciplinar e pioneiras que abordam novos e emergentes campos de pesquisa e introduzem abordagens inovadoras e invenções científicas não convencionais.
Este é um dos projetos de financiamento mais importantes na área científica, com bolsas de maior valor monetário, criadas para garantir que pesquisadores líderes, de qualquer idade e nacionalidade, continuem a desenvolver projetos de pesquisa inovadores e desafiadores dentro da Europa. É um componente principal do Horizonte Europa, o Programa-Quadro de Pesquisa da União Europeia para 2021-2027.
Além disso, Nuno Maulide realizou mais três eventos na Lusófona nos dias seguintes: em 19/05, o Workshop com seminário "Inovação em química orgânica: da indústria ao empreendedorismo"; em 25/05, a Palestra "O fascínio da Química: soluções para os desafios da sociedade"; e em 26/05, a aula aberta no âmbito da disciplina de Química Medicinal Orgânica: "Desmistificando a química orgânica: do cabelo aos aromas, passando pelo enxofre". Este último evento foi aberto a toda a comunidade científica nacional.
Sobre o palestrante
Nuno Maulide assumiu a posição de Research Group Leader no instituto Max-Planck fur Kohlenforschung, na Alemanha, e foi o primeiro português a receber o prémio “Bayer Early Excellence in Science Award 2012” na área da Química. Foi eleito cientista do ano na Áustria em 2018 e está entre as 12 personalidades portuguesas que mais se destacaram em 2021. Recebeu uma Starting Grant em 2011, uma Consolidator Grant em 2016 e uma Proof of Concept em 2018. Também recebeu o Springer Heterocylic Chemistry Award, um prémio concedido a pesquisadores com até 50 anos a cada dois ou três anos, por contribuições importantes na área da química de heterociclos. Além disso, recebeu a distinção da Sociedade Espanhola de Química com a Marcial Moreno Mañas Lectureship, atribuída anualmente a pesquisadores com menos de 40 anos, por contribuições excecionais na área da Química Orgânica.