Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Onda estática da Lagoa de Santo André em VR360

Já viste o vídeo do projeto "A Lagoa Vai Ao Mar" em VR360?



"A Lagoa Vai Ao Mar" trata-se de um projeto multi-disciplinar especial desenvolvido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias: para a produção deste vídeo em 360º sobre a Lagoa de Santo André foram reunidos os esforços de professores e alunos do departamento de Cinema e Artes dos Media, do departamento de Ciências da Vida e da Faculdade de Educação Física e Desporto. Este vídeo imersivo contou também com a colaboração de parceiros locais e nacionais, como o Agrupamento de Escolas de Santo André, Capitania do Porto de Sines, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e, ainda, Samsung Portugal.

A Nazaré tem as ondas gigantes da Praia do Norte. Santo André tem as ondas estáticas da sua lagoa. Este é também um espetáculo único na costa Portuguesa, que decorre todos os anos pelo equinócio da primavera. A abertura anual ao mar da Lagoa de Santo André é um procedimento fundamental à renovação da água que se acumula no inverno. Permite a saída da matéria orgânica em excesso e a entrada das larvas de peixes, crustáceos e moluscos que dentro da lagoa completariam o seu ciclo de vida.

A abertura da lagoa ao mar é realizada artificialmente desde o século XVIII. Desde a década de 1960 que as máquinas apoiam esta empreitada. Cada vez mais, pessoas de todas regiões do país e de todas as idades aqui se deslocam para apreciar esta onda única, que agora pode ser desfrutada num vídeo imersivo filmado em 360º.

Ficha Técnica

Realização e produção: Rafael Antunes
Guião e entrevistas: Célia Quico
Consultor científico: Gonçalo Calado
Edição: Pedro Vital
Câmara: Rafael Matos, Francisco Moura, Margarida Silva
Operador de Drone: Paulo Grade
Identidade gráfica: Timóteo Rodrigues
Entrevistados: António Rosário Pereira, Carlos Andrade, José Matias
Colaboração: Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Capitania do Porto de Sines, Agrupamento de Escolas de Santo André, Samsung Portugal