filmeu
Imagem notícias defeito 1

Onda estática da Lagoa de Santo André em VR360

Já viste o vídeo do projeto "A Lagoa Vai Ao Mar" em VR360?

04.06.18 - 00h00


"A Lagoa Vai Ao Mar" trata-se de um projeto multi-disciplinar especial desenvolvido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias: para a produção deste vídeo em 360º sobre a Lagoa de Santo André foram reunidos os esforços de professores e alunos do departamento de Cinema e Artes dos Media, do departamento de Ciências da Vida e da Faculdade de Educação Física e Desporto. Este vídeo imersivo contou também com a colaboração de parceiros locais e nacionais, como o Agrupamento de Escolas de Santo André, Capitania do Porto de Sines, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e, ainda, Samsung Portugal.

A Nazaré tem as ondas gigantes da Praia do Norte. Santo André tem as ondas estáticas da sua lagoa. Este é também um espetáculo único na costa Portuguesa, que decorre todos os anos pelo equinócio da primavera. A abertura anual ao mar da Lagoa de Santo André é um procedimento fundamental à renovação da água que se acumula no inverno. Permite a saída da matéria orgânica em excesso e a entrada das larvas de peixes, crustáceos e moluscos que dentro da lagoa completariam o seu ciclo de vida.

A abertura da lagoa ao mar é realizada artificialmente desde o século XVIII. Desde a década de 1960 que as máquinas apoiam esta empreitada. Cada vez mais, pessoas de todas regiões do país e de todas as idades aqui se deslocam para apreciar esta onda única, que agora pode ser desfrutada num vídeo imersivo filmado em 360º.

Ficha Técnica

Realização e produção: Rafael Antunes
Guião e entrevistas: Célia Quico
Consultor científico: Gonçalo Calado
Edição: Pedro Vital
Câmara: Rafael Matos, Francisco Moura, Margarida Silva
Operador de Drone: Paulo Grade
Identidade gráfica: Timóteo Rodrigues
Entrevistados: António Rosário Pereira, Carlos Andrade, José Matias
Colaboração: Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Capitania do Porto de Sines, Agrupamento de Escolas de Santo André, Samsung Portugal

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios