Legado na área da Engenharia, em comemoração dos 50 anos do 25 de abril
26.04.24 - 16h13EP53 - Avanços, Operação SAAL e Ponte 25 de Abril c/ Elói Figueiredo
Na linha cronológica de acontecimentos de 1974, quando a revolução eclodiu nas ruas de Portugal, não foram apenas proclamados ideais de liberdade e democracia, mas também, um novo horizonte para a engenharia e habitação do país. Inspirados pela procura de justiça social, os portugueses clamaram por paz, pão, habitação, saúde e educação. A sociedade assim entendia que a verdadeira liberdade só seria alcançada quando esses direitos "básicos" deixassem de ser um sonho distante.
Neste episódio, vamos falar sobre a concretização desse ideal, que começou a ganhar forma apenas três meses após o 25 de Abril, com o lançamento do SAAL - Serviço de Apoio Ambulatório Local. Com apoio técnico e financiamento do Fundo de Fomento da Habitação, e gestão urbanística das Câmaras Municipais, as comunidades foram incentivadas a formar cooperativas ou associações para iniciarem as suas operações de reabilitação e construção habitacional. Este movimento não só envolveu renomados arquitetos da época, mas também, jovens talentosos que trabalharam com entusiasmo e dedicação num processo de aprendizagem precioso, abrangendo diversas disciplinas e perspetivas.
Além dos avanços na habitação, os 50 anos da Revolução dos Cravos, também caracteriza um marco emblemático na história da engenharia portuguesa, assim introduzimos a Ponte 25 de Abril. Inaugurada em 1966, nomeada "Ponte Salazar", esta majestosa estrutura, uma das mais altas da Europa, passou a simbolizar não só a ligação física entre as margens do Tejo, mas também a transição do regime autoritário para a democracia. Após a Revolução, o seu nome foi alterado, refletindo a nova era de liberdade e democracia.
Ao longo dos anos, a ponte foi expandida e modernizada, mantendo-se como uma peça vital da infraestrutura nacional, com um tráfego diário impressionante de carros e comboios. Com o recente acréscimo do Centro Interpretativo e Elevador Panorâmico no 7.º Pilar, a Ponte 25 de Abril continua a ser, não apenas um feito de engenharia, mas também um símbolo duradouro da resiliência e progresso de Portugal.
Apresentação Rita Fernandes
Convidado Elói Figueiredo | Docente Catedrático e Investigador de Engenharia Civil, da Universidade Lusófona
Coordenação Eugénia Vicente, Bruno Lino e Ana Azevedo
Realização e Pós-Produção Cristo Luís
Produção e Edição de Vídeo Nelson Barradas
Captação de Vídeo e Iluminação Cristo Luís
Áudio Cristo Luís
Identidade Gráfica Cristo Luís
Cursos Relacionados
Outros Artigos
- EP82 - Turismo, Educação e Futuro c/ Isabel Marques
- EP5 - Let's SPIC About... Relações Humanas c/Rui Marques e Ana Beato
- EP81 - Turismo, Sustentabilidade e Inovação c/ Artur Araújo
- "Turismo em Transformação" - Nova Temporada do Podcast ULusófona
- EP4 - Let's SPIC About... Exercício e Investigação c/ António Palmeira