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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende constituir-se como um espaço de reflexão sobre o impacto dos media nas sociedades e na cultura e sobre os paradigmas atuais emergentes na interação humano-humano e humano-computador. As áreas de intervenção incluem perspetivas atuais sobre novos media, desafios da comunicação digital, ativismos online, democracia e direitos humanos, bem como jornalismo visual, webdocumentário e big data. Com base nestes conteúdos espera-se que os estudantes possam desenvolver reflexões críticas para o desenvolvimento de trabalhos de investigação no âmbito do Doutoramento em Comunicação e Ativismos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1963-22472
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Fundamentos dos novos media
1.1. Paradigmas de interação atuais e emergente;
1.2. Interface, informação e comunicação
2. Cultura algorítimica
2.1 Impacto dos novos media e algorítmos na sociedade;
2.2 Cultura algorítmica, convergência, participação e produtividade horizontal
3. Desafios da comunicação digital
3.1 Experiência envolvimento e motivação;
3.2 “Big data” e determinação da experiência
4. Novas expressões comunicacionais e Jornalismo
4.1. Da(s) crise(s) do Jornalismo aos modelos emergentes;
4.2. Jornalismo, democracia e Direitos Humanos;
4.3. Novos Media, ativismos online e Jornalismo.
5. Modelos emergentes de Comunicação e Jornalismo
5.1.1. Do "crowdfunding" ao patrocínio;
5.1.2. Projetos colaborativos e Jornalismo de Investigação
5.1.3. "Crowdsourcing”
5.2. Novas expresso¿es jornalísticas:
5.2.1. Jornalismo visual, webdocumenta¿rio e a evoluc¿a¿o da Reportagem em ambiente digital;
5.2.2 "Big data", “data journalism” e os atuais desafios ao Jornalismo de investigação.
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Objetivos
Objetivos
Reconhecer o impacto dos Media na sociedade e na cultura;
Identificar os paradigmas atuais e emergentes de interac¿a¿o humano-humano e humano-computador;
Reconhecer a influe¿ncia da tecnologia na comunicac¿a¿o e relacionar estas alterac¿o¿es com os elementosfundamentais dos novos media;
Compreender os modelos emergentes de Jornalismo e novas expresso¿es jornali¿sticas: seu contexto e desenvolvimento;
Identificar e refletir criticamente sobre o tipo de modelos emergentes de Jornalismo, os seus perfis e limitac¿o¿es;
Compreender os usos das novas e diferentes formatos de media e plataformas para projetosindependentes/alternativos ao Jornalismo tradicional;
Compreender os usos das diferentes formas de expressa¿o jornali¿stica;
Integrar e interpretar criticamente as novas pra¿ticas jornali¿sticas no seio da reflexa¿o teo¿rica sobre o Jornalismo e da sua consequente reflexa¿o e¿tica e deontolo¿gica.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Será promovida uma aprendizagem criativa reforçando o diálogo entre teoria e a prática, incluindo análises de estudos de caso e o desenvolvimento de pesquisas relacionadas com a área de interesse do doutorando.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Berglez, P., Olausson, U., & Ots, M. (2017). What is sustainable journalism? https://doi.org/10.3726/b11462
Burton, J. (1990). The social documentary in Latin America (Pitt Latin American Studies) (1st. edition) University of Pittsburgh Press.
Couldry, N. & Curran, J. (2003). Contesting Media Power: Alternative Media in a Networked World. London: Rowan & Littlefield
Doc Society. (2020). Impact Field Guide & Toolkit: From Art to Impact. In https://impactguide.org/
Gere, C. (2009). Digital Culture (2nd ed). Reaktion Books.
Jenkins, H. (2006). Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. Click Nothing (First). NY University Press. http://doi.org/10.3395/reciis.v2i1.165pt
Kelly, K. (2016). The Inevitable. Understanding the 12 Technological Forces that will shape our Future. Viking.
Schroeder, R. (2018). Social theory after the internet. Media, technology and globalisation (1 ed). St London: UCL Press
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não