-
Apresentação
Apresentação
O objecto da disciplina é o estudo dos tipos de conhecimento, métodos de pesquisa e o processo de elaboração de trabalhos científicos. Trata-se de uma disciplina essencial para habilitar os estudantes na realização de trabalhos de investigação e de dissertações.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 7.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULP6230-22765
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
PARTE I - Introdução à metodologia de investigação em Direito 1- Métodos e tipos de investigação científica. 2- Processo de investigação. 2.1. Identificação do problema ou questões de investigação 2.2. Pesquisa bibliográfica e jurisprudencial 3- Como fazer uma revisão de literatura e o estado da arte. As citações. 4- Considerações Éticas. Humildade intelectual. O plágio. Parte II - Projeto de Investigação 5- Como conceber e escrever a proposta de tese de doutoramento. 6- Elementos da proposta 6.1. Definição do tema da investigação. 6.2. Metodologia e Plano de investigação. 7. A pesquisa da bibliografia 8- A Redação da tese. 9- A revisão do texto 10- A defesa da tese
-
Objetivos
Objetivos
Aprender os conceitos, etapas e métodos fundamentais envolvidos no processo de investigação. Aprender a delimitar o objecto e campo de estudo, a efetuar a reflexão e a análise aos conteúdos, a revisão de literatura, a metodologia e a bibliografia. Desenvolver aptidões para conceber e desenvolver um projeto de tese em Direito de qualidade e respeitando os princípios da ética e as regras da produção científica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os estudantes com estatuto especial previsto em lei ou em regulamento que preveja a não obrigatoriedade de presença às aulas, mas que pretendam ser abrangidos pelo regime da avaliação contínua, devem informar o Professor da unidade curricular logo que tenham conhecimento deste facto, mas sempre com 90 dias de antecedência ao término das aulas, para que este defina outra forma de trabalho ou de acompanhamento, o qual poderá passar pela realização de um trabalho escrito, apresentação de relatórios e/ou uma prova oral.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
SOUSA, Domingos Pereira de, Metodologia de investigação em Direito, DE LEGIBUS 7, 2024 ARAGÃO, Alexandra. Breves reflexões em torno da investigação jurídica. Boletim da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Vol. LXXXV. Coimbra. 2009, 765-794 BELLO, Enzo e ENGELMANN, Wilson (Coord.). Metodologia da Pesquisa em Direito. Caxias do Sul. RS: Educs. 2015 CANE, Peter & KRITZER, Herbert. The Oxford Handbook of Empirical Legal Research. Oxford. UK: Oxford University Press. 2010 ECO, Umberto. Como se faz uma tese em ciências humanas. (Trad.) 7.ª ed. Lisboa: Presença. 1998 GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa e DIAS, Maria Tereza Fonseca. (Re) pensando a Pesquisa Jurídica. Teoria e Prática. 4ª ed. Belo Horizonte: Del Rey. 2013 LARENZ, Karl. Metodologia da ciência do direito. (Trad.). 3.ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 1997 HOECKE, Mark van (ed.). Methodologies of legal research: which kind of method for what kind of discipline? Hart. 2011
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não