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Apresentação
Apresentação
Desde finais da década de 70 do século passado que a Gestão das Organizações Públicas vem mudando, tendo adotado modelos e técnicas de Gestão Empresarial. O resultado desta síntese é conhecido como a Nova Gestão Pública. Esta UC traduz esta evolução. Nela se abordam os vários modelos de Gestão Pública e respetivos instrumentos de gestão da coisa pública. O objetivo desta UC é pois dar aos alunos uma visão global dos modelos de gestão pública.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP618-9932
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução modelos de gestão pública.
2. Contexto da Gestão Pública.
3. Os Modelos de Gestão Pública:
a. Administração Pública Tradicional balanço e perspetivas;
b. A Nova Gestão Pública inovação e perspetivas;
c. Dimensões da Nova Gestão Pública;
d. Análise de experiências.
4. A Reforma da Administração Pública.5. O papel do Tribunal de Contas e das entidades de controle
5. Gestão Pública e Governação.
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Objetivos
Objetivos
Com esta Unidade Curricular pretende-se dotar o estudante dos instrumentos conceptuais necessários à compreensão desse momento essencial da democracia que é a forma como a sua Gestão Publica se foi, ao longo dos anos, organizando.
Assim, foram os conteúdos programáticos definidos em torno de seis blocos que forneçam um enquadramento teórico que permita que os alunos possam analisar:
1 - O contexto em que é exercida a gestão pública;
2 - Compreender a natureza distintiva das organizações públicas e da gestão pública:
3 - Identificar e analisar criticamente os benefícios e problemas da Administração pública tradicional;
4 - Identificar e analisar criticamente a Nova Gestão Pública;
5 - Compreender os impactos das reformas administrativas e sua interligação com o setor privado e social .
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- OSBORNE, DAVID E GAEBLER TED ( 1992) - Reinventando o Governo, Brasilia, MH - Comunicação
- SILVESTRE, H.C e ARAUJO, J:F - Coletânea em Administração Pública. 1. Forte da Casa: Escolar Editora, 2012. Livro. ISBN: 9789725923627
- SILVERIO, J., DIAS, D. e COBRA, J. - Sistemas de Gestão da Qualidade na Administração Pública. Loures: Diário de Bordo, 2018. Livro. ISBN: 9789899988477
- MONTALVO, A. - O Processo de Mudança e o Novo Modelo da Gestão Pública Municipal. 4. Coimbra: Ediçoes Almedina. 2003. Livro. ISBN: 9789724020020
- CARAPETO, C. e FONSECA, F. - Administração Pública: Modernanização, Qualidade e Inovação. 3. Lisboa: Edições Sílabo, 2014. Livro. ISBN: 9789726187578
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não