A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu

Disciplina Transmedia e Narrativas Híbridas

  • Apresentação

    Apresentação

    Com a disciplina de Transmedia e Narrativas Híbridas pretende-se habilitar os alunos com competências no âmbito das mais recentes práticas no que concerne à elaboração de informação jornalística, de conteúdos informativos e de narrativas de representação da realidade, sobretudo no ambiente web, refletindo a produção informativa do ecossistema mediático atual que também se apresenta híbrido e não-linear. Exemplos: webdocumentários, narrativas multimédia e hipermedia, realidade virtual e imersiva, gamificação, etc.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Era uma vez: o que é contar estórias? 1.1. Os elementos da narrativa 1.2. Da tradição oral à jornada do herói: estruturas míticas das narrativas 2. Narrativas audiovisuais: o filme documental e o vídeo 2.1 Introdução ao documentário: subgéneros e modos de representação 2.2. O tratamento criativo da realidade: as diferentes escolas de pensamento sobre o documentário e os híbridos (post-doc) 2.3. Conteúdos audiovisuais: vídeo, arquivo e memória 3. Web, Transmedia e hibridização de géneros 3.1. Cultura da convergência, narrativa transmedia e jornalismo 3.2. O webdocumentário e a narrativa não linear 3.3. Como escrever para o online? Título, lead, corpo da notícia, hyperlinks, verificação 3.4. O guião multimédia e transmedia 3.5. A reportagem multimédia, o videojornalismo e os mini-docs (online)
  • Objetivos

    Objetivos

    Objetiva-se fornecer ferramentas para pensar a melhor forma de produzir, desenvolver e distribuir a informação, adequando o tratamento informativo final às plataformas e ao meio a que se destina, através de propostas narrativas mais interativas e imersivas. Depois, tem-se como propósito contribuir para a análise de produtos narrativos diferenciados, onde as ferramentas do jornalismo são a base de trabalho. Por fim, pretende-se contribuir para a reflexão crítica de como o planeamento, a abordagem e a estrutura de narrativas que agregam vários elementos media podem contribuir para veicular a mensagem, contando histórias com um propósito, observado os fundamentos do jornalismo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem passam pela articulação entre a universidade e a comunidade, através de parcerias com entidades da sociedade civil. A proposta centra-se na realização de trabalho de prática jornalística em Campanhã, território historicamente marcado por vulnerabilidades, para recolha de estórias de vida que enfatizam a memória da cidade do Porto. Esta metodologia revela-se inovadora no contexto universitário por promover a aprendizagem experiencial, enraizada em problemas reais, e por estimular a criação de narrativas transmedia e híbridas (webdocumentário e reportagem multimédia) com impacto social e cultural, publicados na plataforma #infomedia.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Campbell, J. (2008). The hero with a thousand faces (3rd ed.). New World Library. Chatman, S. (1980). Story and discourse: Narrative structure in fiction and film. Cornell University Press. Jenkins, H. (2006). Cultura da convergência: Onde o antigo e o novo se encontram. Aleph. Nichols, B. (2017). Introdução ao documentário (3.ª ed.). Papirus. Pavlik, J. V. (2021). Journalism in the age of virtual reality: How experiential media are transforming news. Columbia University Press. Penafria, M. (2013). Webdocumentário - interatividade, abordagem e navegação. In Comunicação Digital - 10 Anos de Investigação, ed. António Fidalgo e João Canavilhas. Labcom Winston, B., Vanstone, G., & Chi, W. (2017). The act of documenting: Documentary film in the 21st century. Bloomsbury Academic. Ribeiro-Rodrigues, V. (2021). Narrativas Cinematográficas, humanizar histórias. Jornalismo, Documentário e Desenvolvimento humano, [tese de Doutoramento] Universidade Lusófona do Porto.    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios