-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular representa o primeiro contacto com a área do marketing, sendo, portanto introdutória e generalista. A disciplina pretende fornecer uma ampla perspetiva dos fundamentos de marketing, as diferentes funções do marketing, tendências e mudanças do meio envolvente.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1652-14501
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1- Introdução ao estudo do Marketing: Conceitos de marketing| Evolução do conceito de marketing|Fases e Estágios de Marketing|Funções do marketing. 2- Ambiente de Marketing: Análise interna (recursos de marketing, recursos gerais); Análise externa (envolvente contextual, análise de mercado, análise da concorrência) Análise PESTEL e SWOT 3. Diferenciação, Segmentação ( critérios de segmentação) Targeting, Personas e Posicionamento; 4. Os desafios do Marketing para o futuro: neuromarketing, IA, Responsabilidade Social e Práticas éticas;
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular tem por objetivo fornecer o quadro conceptual básico de marketing, tendo em vista desenvolver nos alunos a capacidade para tomarem decisões sobre as principais variáveis de marketing enquanto elementos do processo global da gestão das organizações. Pretende-se desenvolver nos alunos uma gama de habilidades técnicas para melhor compreensão de: - A importância do marketing na criação de valor para as empresas; - O mercado e o ambiente externo de uma empresa para compreender a evolução das necessidades dos seus clientes ou consumidores; - Ser capaz de buscar e justificar políticas e atividades de marketing.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Promovemos na UC a colaboração entre os alunos, incentivando a discussão de ideias, os trabalhos de grupo e projetos conjuntos para estimular a aprendizagem colaborativa e a troca de conhecimentos. Utilizaremos estudos de casos nos quais os alunos podem explorar cenários realistas, tomar decisões e ver as consequências de suas escolhas. Organizaremos visitas a empresas ou atividades práticas que permitam aos alunos aplicar conceitos de marketing no contexto real, promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos estudados.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Lendrevie, J., Dionísio, P., Rodrigues, V., de Baynast, A., & Lévy, J. (2021). Mercator: O marketing na era digital (18.ª ed.). Dom Quixote. Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade. Actual Editora. Kotler, P., Keller, K. L., & Chernev, A. (2021). Marketing management (Global ed.). Pearson Education. Kotler, P., Armstrong, G., & Opresnik, M. O. (2022). Principles of marketing (18th ed.). Pearson Education.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não