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Apresentação
Apresentação
A UC tem como objetivo introduzir os/as estudantes ao marketing digital, articulando perspetivas teóricas com abordagens práticas e aplicadas. Pretende-se que adquiram familiaridade com as melhores práticas do setor, abrangendo os diferentes canais e respetivas estratégias. Procura-se, ainda, dotar os/as estudantes de competências para a tomada de decisão em marketing digital, nomeadamente na otimização e gestão de planos e orçamentos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1652-14507
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Marketing digital a) Marketing tradicional e marketing digital b) Definição c) Planeamento 2. Canais, Estratégias e Plataformas a) Social media marketing: Microblogging e outras Redes Sociais b) Search Engine Marketing e Search Engine Optimization c) Criação de Websites e E-Commerce d) E-mail marketing e) Mobile marketing f) Google Ads 3. Análise e Métricas a) Acompanhamento e ana¿lise de resultados b) Relatório de resultados: dos objetivos aos dados c) Ferramentas de produtividade 4. O Plano de Marketing Digital
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Objetivos
Objetivos
No final desta UC pretende-se que os/as estudantes: Adquiram um conhecimento abrangente relativo às técnicas de marketing digital existentes; Compreendam os desafios e vantagens associados à utilização de tecnologias digitais no âmbito do Marketing; Adaptem conhecimentos básicos de Marketing à realidade digital; Compreendam a importância da complementaridade entre estratégias de Marketing tradicionais e estratégias de Marketing apoiadas em novas tecnologias (blended marketing); Conheçam e saibam utilizar as ferramentas disponíveis neste domínio; Dominem as métricas de marketing digital, o seu uso na avaliação; Compreendam as estratégias utilizadas na criação de um Plano de Marketing Digital.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular será conduzida através da metodologia de aprendizagem baseada em projetos (Project-Based Learning - PBL). Esta abordagem pedagógica centra-se no/a estudante e promove o desenvolvimento de competências através da realização de projetos práticos e interdisciplinares. Os/as estudantes serão desafiados/as a resolver problemas fictícios inspirados em situações reais, aplicando conceitos teóricos em contextos práticos. A metodologia envolve também o trabalho de competências de colaboração, autonomia e pensamento crítico, incentivando a investigação, a criatividade e a tomada de decisões, de forma a preparar os/as estudantes para desafios futuros em contextos profissionais.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brunson, R. (2020). Traffic secrets: The underground playbook for filling your websites and funnels with your dream customers. Hay House Business. Ellis, S., & Brown, M. (2017). Hacking growth: How today’s fastest-growing companies drive breakout success. Crown Business. Faustino, P. (2019). Marketing digital na prática. Marcador. Hayes, M. (2024). Social media marketing decoded: Step-by-step strategies to boost your online presence, increase brand awareness, and drive engagement. Publisher not identified. Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2024). Marketing 6.0: The future is immersive. Wiley.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não