-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Cultura Visual tem como principal objetivo abordar diversas vertentes que constroem a cultura visual contemporânea, nomeadamente a imprensa, televisão, ambientes digitais, história da arte, tendências visuais e movimentos/causas sociais. Procura-se que os alunos conheçam diversos meios e entidades que operam nestes sectores e os seus valores, compreendam a forma como comunicam visualmente e desenvolvam um espírito analítico em relação à produção gráfica existente, e ao papel que a criatividade, a arte e o design desempenham na edificação de uma cultura visual partilhada às escalas local, nacional e global. Através de diversos trabalhos, terão de expor os conhecimentos adquiridos e discuti-los em turma, fomentando uma aprendizagem através do diálogo e da partilha de ideias.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1652-7243
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Cultura Visual e Arte Influência da Arte na Cultura Visual; Investigação e apresentação de movimentos artísticos através de uma narrativa visual e obras representativas; Arte e feminismo; 2. Cultura Visual e Movimentos Sociais Produção gráfica, audiovisual e design utilizados na comunicação e defesa de causas sociais; Investigação e apresentação de diversos movimentos e causas sociais através de um cartaz infográfico DIY; 3. Cultura Visual e Imprensa Análise de diversas publicações nacionais e internacionais e compressão da tradução visual de temáticas em voga; Metáforas visuais e métodos de produção de composições de imagem e texto (copy); Investigação e apresentação de diversas publicações e criação de uma capa original sobre um tema atual; 4. Cultura Visual e Publicidade Identidade gráfica e reconhecimento de marca sustentadas em branding e produção gráfica/audiovisual; Investigação e apresentação de diversas marcas/campanhas célebres através de um vídeo informativo/didático.
-
Objetivos
Objetivos
Os principais objetivos desta UC são: — Estimular e incrementar a cultura visual dos alunos; — Fomentar o diálogo, a troca de ideias e o espírito argumentativo dos alunos; — Promover uma análise crítica da produção gráfica desenvolvida por diversos meios e organismos de comunicação nacionais e internacionais; — Compreender de que forma a perceção visual, a emoção e a funcionalidade são influenciados pela escolha e tratamento de imagens, da tipografia, materialidade e interação com os objetos impressos e digitais; — Redigir sínteses visuais e informativas de diversos assuntos em investigação; — Desenvolver a veia criativa dos alunos através de enunciados práticos; — Treinar um olhar crítico sobre os artefactos que edificam a cultura visual;
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
No contexto da licenciatura em Comunicação Aplicada, a unidade curricular de Cultura Visual distingue-se na sua abordagem mais experimental à análise de conteúdos visuais presentes no quotidiano, através de diversos exercícios que estimulem em simultâneo a pesquisa de informação, a comunicação visual dos conteúdos e a discussão e aprendizagem em espaço de turma. Deste modo, os alunos aprendem a comunicar visualmente e a justificar as decisões tomadas, numa intercepção entre os papéis de jornalista, gestor/editor e diretor criativo ou designer.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Adams, Sean; Dawson, Peter; Foster, John; Seddon, Tony – Graphic Design Rules: 365 Essential Design Dos & Don’ts. Londres: Francis Lincoln Limited Publishers, 2012. Ambrose, Gavin; Harris, Paul — Basics Design 02: Layout. Lausanne: AVA Publishing S.A., 2006. Ambrose, Gavin; Harris, Paul — Design Thinking. Lausanne: AVA Publishing AS, 2010. Barbosa, Conceição – Manual Prático de Produção Gráfica. Parede: Principia, 2009. Caldwell, Cath; Zappaterra, Yoland – Editorial Design: Digital and Print. Londres: Lawrence King Publishing, 2014. Errea, Javier – Newspaper Design: Editorial Design from the World’s Best Newsrooms. Berlim: Die Gestalten Verlag, 2018. Haslam, Andrew – Book Design. London: Laurence King Publishing, 2006. Landa, Robin – Advertising by Design: Generating and Designing Creative Ideas Across Media. Londres: Wiley, 2021.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim