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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Metodologias de Investigação introduz os princípios, processos e práticas fundamentais da investigação aplicada às áreas da Comunicação, Marketing e Publicidade. Pretende-se desenvolver competências para compreender, planear e executar investigação, recorrendo a abordagens quantitativas e qualitativas. A UC estabelece a distinção entre senso comum e conhecimento científico, incentivando os/as estudantes a problematizar fenómenos de comunicação e consumo e a desenvolver questões de investigação relevantes para o setor.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1652-7351
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Investigação científica: conceitos fundamentais, objetivos e etapas. Investigação em Comunicação, Marketing e Publicidade: especificidades e áreas de aplicação. Definição de problemas e formulação de questões de investigação. Principais métodos de recolha de dados: inquéritos, entrevistas, focus groups, observação. Métodos de análise de dados: análise estatística descritiva, análise de conteúdo, análise temática. Ética na investigação em ciências sociais e comunicação. Estrutura e redação de trabalhos académicos: resenha crítica, relatório de investigação e apresentação oral. Ferramentas digitais de apoio à investigação e gestão bibliográfica.
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Objetivos
Objetivos
No final da UC, os/as estudantes deverão ser capazes de: Compreender o papel da investigação em comunicação, publicidade e marketing. Identificar e distinguir métodos de investigação quantitativos e qualitativos. Desenvolver competências na seleção e aplicação de métodos adequados a problemas de investigação. Explorar técnicas e ferramentas aplicáveis a estudos de mercado, comportamento do consumidor e eficácia publicitária. Produzir pequenos projetos de investigação aplicada, desde a formulação do problema até à apresentação de resultados.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC assenta numa combinação de: Aulas expositivas para introdução de conceitos fundamentais. Exercícios práticos e seminários de grupo, incluindo análise crítica de artigos científicos. Projetos individuais e de grupo, aplicando metodologias a casos concretos de comunicação, marketing e publicidade. Sessões de brainstorming orientadas para a formulação de problemas de investigação. Tutoriais individuais, para acompanhamento dos projetos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aguinis, H. (2024). Research methodology: Best practices for rigorous, credible, and impactful research. SAGE Publications, Inc. Coutinho, C. P. (2013). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e prática (2.ª ed.). Edições Almedina. Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2017). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Sage Publications. Day, R. A., & Gastel, B. (2021). How to Write and Publish a Scientific Paper. Cambridge University Press. Lim, Y. J. (2024). Strategic Communication Research in the Age of AI: Quantitative and Qualitative Methods (1st ed). Rowman & Littlefield Publishers, Incorporated. Quivy, R., & Van Campenhoudt, L. (2005). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não