filmeu

Disciplina Teoria do Cinema

  • Apresentação

    Apresentação

    Uma análise retrospetiva dos principais momentos históricos, correntes teóricas, movimentos estéticos, autores e filmes que compõem as histórias do cinema e as suas ideias. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1-    Nomenclatura do cinema e impressão de realidade
    2-    Arqueologia do cinema : Lumière e Méliès
    3-    Imagem e movimento
    4-    Percepção sonora
    5-    A escola teórica francesa e o cinema soviético
    6-    As visões do Expressinonismo Alemão : estética, história social e política 
    7-    O cinema de Hollywood : a dimensão industrial e os grandes géneros
    8-    A teoria realista: Sigmund Kracauer e André Bazin
    9-    O neo-realismo : Roberto Rossellini e o cinema italiano
    10-    Os Cineastas-Teóricos
    11-    O Cinema Português : Manoel de Oliveira, António Reis/Margarida Cordeiro, Pedro Costa

  • Objetivos

    Objetivos

    Aquisição de conhecimentos sobre história, estética e teoria do cinema no contexto ocidental, de modo a o estudante poder desenvolver uma perspectiva fundamentada sobre as linguagens massificadas que usam a imagem em movimento e outras abordagens da mesma matéria. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas apoiadas no visionamento de filmes na íntegras (curtas, médias e longas metragens) e na respetiva análise coletiva em aula. A dinâmica das aulas é assente na experiência das narrativas cinematográficas em sala de projeção e o processo pedagógico assenta no exercício dialógico com os estudantes.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    GRILO, João Mário, As Lições de Cinema, Lisboa, Edições Colibri, 2008

    BRESSON, Robert, Notes sur le Cinematographe, Paris, Gallimard, 2008

    BAZIN, André, O que é o cinema?, Lisboa, Livros Horizonte, 1993      

    MORIN, Edgar, Cinema ou o Homem Imaginário, Lisboa, Relógio d'Água, 1997

    CASETTI, Francesco, Les Thérories du Cinéma depuis 1945, Paris, Editions Nathan/Armand Collin, 1999

    AUMONT, Jacques, Les théories des Cinéastes, Paris, Editions Nathan/Armand Collin, 2008

    MITRY, Jean, Esthétique et Psychologie du Cinéma, Paris, Les Éditions du Cerf, 2001

    METZ, Christian, A significação no cinema, São Paulo, Editora Perspectiva, 1972

    CHION, La voix au cinéma, Paris, Editions de l¿Étoile, 1982

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios