-
Apresentação
Apresentação
Uma análise retrospetiva dos principais momentos históricos, correntes teóricas, movimentos estéticos, autores e filmes que compõem as histórias do cinema e as suas ideias.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP728-10510
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1- Nomenclatura do cinema e impressão de realidade 2- Arqueologia do cinema : Lumière e Méliès 3- Imagem e movimento 4- Percepção sonora 5- A escola teórica francesa e o cinema soviético 6- As visões do Expressinonismo Alemão : estética, história social e política 7- O cinema de Hollywood : a dimensão industrial e os grandes géneros 8- A teoria realista: Sigmund Kracauer e André Bazin 9- O neo-realismo : Roberto Rossellini e o cinema italiano 10- Os Cineastas-Teóricos 11- O Cinema Português : Manoel de Oliveira, António Reis/Margarida Cordeiro, Pedro Costa
-
Objetivos
Objetivos
Aquisição de conhecimentos sobre história, estética e teoria do cinema no contexto ocidental, de modo a o estudante poder desenvolver uma perspectiva fundamentada sobre as linguagens massificadas que usam a imagem em movimento e outras abordagens da mesma matéria.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas apoiadas no visionamento de filmes na íntegras (curtas, médias e longas metragens) e na respetiva análise coletiva em aula. A dinâmica das aulas é assente na experiência das narrativas cinematográficas em sala de projeção e o processo pedagógico assenta no exercício dialógico com os estudantes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
GRILO, João Mário, As Lições de Cinema, Lisboa, Edições Colibri, 2008 BRESSON, Robert, Notes sur le Cinematographe, Paris, Gallimard, 2008 BAZIN, André, O que é o cinema?, Lisboa, Livros Horizonte, 1993 MORIN, Edgar, Cinema ou o Homem Imaginário, Lisboa, Relógio d'Água, 1997 CASETTI, Francesco, Les Thérories du Cinéma depuis 1945, Paris, Editions Nathan/Armand Collin, 1999 AUMONT, Jacques, Les théories des Cinéastes, Paris, Editions Nathan/Armand Collin, 2008 MITRY, Jean, Esthétique et Psychologie du Cinéma, Paris, Les Éditions du Cerf, 2001 METZ, Christian, A significação no cinema, São Paulo, Editora Perspectiva, 1972 CHION, La voix au cinéma, Paris, Editions de l¿Étoile, 1982
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não