filmeu

Disciplina Introdução ao Design

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como objetivo principal instruir os alunos acerca das noções básicas de design gráfico para que possam desenvolver identidades gráficas e objetos gráficos (digitais e impressos) que comuniquem os seus projetos junto de uma audiência, ensinando-os a criar conceitos e ideias traduzidos visualmente.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O cartaz de cinema [desenvolvimento de conceitos] 1.1 Tipologias de cartaz de cinema 1.2 Elementos que compõem o cartaz de cinema 1.3 Marketing aplicado ao cinema: declinações do cartaz de cinema 1.4 Designers de cartazes de cinema 1.5 O papel da tipografia   2. Comunicar o filme [design editorial e on-line] 2.1 Pressbooks 2.2 Flyer e outros suportes impressos 2.3 Websites e redes sociais   3. Créditos iniciais/finais de filmes e séries   4. O design gráfico na televisão, música, e outros meios e suportes.
  • Objetivos

    Objetivos

    Na disciplina de Introdução ao Design procurar-se-á que os estudantes percebam a mais-valia que o design pode representar no âmbito dos seus projetos audiovisuais e multimédia: quer em termos do desenvolvimento de identidades gráficas, exploração de metáforas/conceitos/ideias, organização de conteúdos textuais e visuais, produção de artefatos gráficos, ou transição da comunicação do meio da imagem em movimento para o meio da imagens/suportes estáticos. Para tal os alunos irão adquirir conhecimentos relativos a tipografia, grelhas de construção, hierarquias visuais, edição de imagem, entre outros tópicos. Esta aprendizagem será feita através da criação de objetos gráficos (cartazes, pressbooks, pequenos clips/animações) onde possam ser implementados os conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas teóricas, de construção e partilha de uma cultura visual a título individual e enquanto turma.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BRANAGHAN, Sim; CHIBNALL, Stephen (2006) - British Film Posters: An Illustrated History. Londres: BFI Publishing, 2006. 304 p. ISBN 978-1-84457-221-2. EDWARDS, Gregory J. (1989) - The International Film Poster: the role of the poster in cinema, art, advertising and history. Londres: Tiger, 1988. 224 p. ISBN 978-1-87046-161-0. KING, Emily (2003) – Movie Poster. Londres: Octupus Publishing Group, 2003. 224 p. ISBN 184- z000-653-6. NEWELL, Adam (2016) et al. – The Art of the B-Movie Poster. Berkeley: Gingko Press, 2016. 320 p. ISBN 978-1-58423-622-1
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios