filmeu

Disciplina História dos Meios de Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    Estudo histórico e análise crítica do desenvolvimento dos meios de comunicação social no Ociente até ao presente.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conceitos de comunicação e de medium.

    As origens da comunicação.

    O Iluminismo e a Idade Moderna. As academias e as sociedades científicas. O triunfo da Razão. A enciclopédia. O mecenato científico. Da Vinci.

    Séculos XIX e inícios de XX: o jornalismo para as massas.

    A Fotografia. De Niepce à comunicação publicitária. Conceitos de imagem.

    O cinema e os irmãos Lumière. O filme como documentário.

    A Banda Desenhada e o Cartoon.

    O Cartaz: a arte e a propaganda.

    As comunicações à distância.

    A televisão. História e sistemas.

    Do telefone ao telemóvel, entre a informação e o marketing.

    A Internet (da técnica, à implicação social, política e económica)

  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular de História dos Meios de Comunicação tem como objetivos primordiais apresentar os mais significativos meios de comunicação, as suas utilizações profissionais e a forma como se foram enquadrando na nossa sociedade ao longo dos tempos. Pretende-se promover o espírito crítico, bem como capacidades de investigação e de argumentação dos alunos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas apoiadas no visionamento de filmes na íntegras (curtas, médias e longas metragens) e na respetiva análise coletiva em aula. A dinâmica das aulas é assente na experiência das narrativas cinematográficas em sala de projeção e o processo pedagógico assenta no exercício dialógico com os estudantes.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Briggs, A. and P. Burke (2005). A Social History of the Media: from Gutenberg to the Internet. Cambridge e Malden: MA, Polity Press.

    Cardoso, G. (2003). Internet. Lisboa: Quimera.

    Curran, J. and J. Seaton (2003). Power Without Responsability: the Press, Broadcasting, and New Media in Britan. Londres e Nova Iorque: Routledge.

     Jeanneney, J.-N. (2003). Uma História da Comunicação Social. Lisboa, Terramar.

    Levinson, Paul (1998). A Arma Suave. Lisboa: Editora Bizancio.

    Quintero, Alejandro Pizarroso (1996). História da Imprensa: Lisboa, Planeta Editora.

    Winston, B. (1998). Media Technology & Society: a History. Oxon e Nova Iorque: Routledge.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios