filmeu

Disciplina Economia da Cultura dos Media

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende orientar o estudante na realização de apresentações públicas do seu trabalho, do seu percurso artístico e profissional

    A unidade curricular permitirá ao estudante conhecer o meio profissional nas áreas do cinema e das artes plásticas, os diversos agentes que constituem o sistema das artes e dota-lo de conhecimentos e ferramentas que permitam realizar candidaturas a apoios à criação, apresentação e divulgação do seu trabalho artístico. Pretende orientar o aluno na realização de apresentações públicas do seu trabalho, do seu percurso artístico e profissional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A cinematografia como fenómeno artístico e de comunicação. O cinema como ¿ Espetáculo, Indústria, Arte: formação versus deformação. Museus e seus conteúdos. Como interessar o espectador através da forma. Exposição de arte contemporânea Conceito Selecção, apresentação e interpretação Organização de exposições Agentes, Artista(s), Director da instituição, Comissário, Produtor, Designer, Registar, Conservador, Técnicos de montagem, Técnico do sector educativo, Press-officer, Fotógrafo, Designer do espaço expositivo, Galerista, Coleccionador, Assistentes (artista, director da instituição, comissário, produtor) A figura do comissário: Comissário vs historiador / crítico, Trabalho em instituição ou independente.

    Direitos do autor, Direitos Conexos, Propriedade intelectual

    Direito de sequência e Pertença do Domínio Público.

    Utilização de Licenças Creative Commons por Instituições Culturais

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC pretende orientar o estudante na realização de apresentações públicas do seu trabalho, do seu percurso artístico e profissional

    A unidade curricular permitirá ao estudante conhecer o meio profissional nas áreas do cinema e das artes plásticas, os diversos agentes que constituem o sistema das artes e dota-lo de conhecimentos e ferramentas que permitam realizar candidaturas a apoios à criação, apresentação e divulgação do seu trabalho artístico. Pretende orientar o aluno na realização de apresentações públicas do seu trabalho, do seu percurso artístico e profissional.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Akester, Patrícia, Direito de Autor em Portugal, nos PALOP, na União Europeia e nos Tratados Internacionais, Coimbra, Almedina, 2013

    BLANCO,Ángela García, LA EXPOSICIÓN un medio de comunicación. Madrid, Ed. Akal/Arte y Estética, 1999 BOURRIAUD, Nicolas, POSTPRODUCTION, Culture as screenplay: How Art Reprograms the World. New York, Luka & Sternberg, 2000

    KABAKOV, Ilya, On the Total Installation. Germany, Ed. Cantz. 1995

    MELO, Alexandre - Arte e Mercado em Portugal: Inquérito às Galerias e Uma Carreira de Artista. Lisboa, Ed. Observatório das Actividades Culturais, 1999

    IDEM - O que é Arte. Lisboa, Difusão Cultural, 1994

    MINEIRO, Clara, Actas - Encontro: Museus e Educação. Lisboa, Instituto Português de Museus, 2001 

    NOBRE, T. R. Utilização de licenças creative commons por instituições culturais. Cadernos BAD (Portugual), n. 1/2, 2013.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios