-
Apresentação
Apresentação
Abordagem à interactividade e à HCI (Human-Computer Interfaces), com foco no contexto da utilização do computador como ferramenta de criação e artística. Fomentar a autonomia e a exploração criativa de ferramentas digitais para a criação; Conhecimento de tecnologias e paradigmas de ambientes interactivos; Desenvolver capacidades de analise critica de sistemas interactivos e o seu respectivo enquadramento histórico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP728-25082
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução à programação com TouchDesigner Abordagem histórica ao uso do computador como ferramenta de criação e da arte interactiva; Fundamentos básicos de interactividade; Protocolos de comunicação (OSC, MIDI); Captura de movimento para controlo e manipulação de espaços interactivos;
-
Objetivos
Objetivos
Abordagem à interactividade e à HCI (Human-Computer Interfaces), com foco no contexto da utilização do computador como ferramenta de criação e artística. Fomentar a autonomia e a exploração criativa de ferramentas digitais para a criação; Conhecimento de tecnologias e paradigmas de ambientes interactivos; Desenvolver capacidades de analise critica de sistemas interactivos e o seu respectivo enquadramento histórico.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Project Based Learning
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Grünberger, C (2022) “The Age of Data: Embracing Algorithms in Art & Design" Kwastek, K. (2013). “Aesthetics of Interaction in Digital Art” Levin, G & Brain, T (2021). “Code as Creative Medium” Noble, J. (2012). "Programming Interactivity, A Designer's Guide to Processing, Arduino, and OpenFrameworks"
-
Avaliação
Avaliação
Ensino teórico-prático. Exposição ao longo do semestre dos conteúdos programáticos que são acompanhados por exercícios práticos. Avaliação continua dividida em 3 parcelas:
1. Trabalho em Aula: 20%;
2. Projectos Intercalares: 40% (EX1 20% + EX2 20%)
3. Projecto Final: 40%
A avaliação dos Exercícios Práticos e Projecto Final engloba o desenvolvimento de um projecto e a apresentação oral e discussão em aula.
Os estudantes deverão frequentar um mínimo de 70% das aulas
Para estudantes com nota inferior a 10 valores ou para melhoria de notas existe um Exame de Recurso que consiste na realização de um projecto prático com um peso de 100% da notaTheoretical-practical classes. Course contents will be presented throughout the semester and accompanied by practical exercises. The evaluation is divided into 3 diferentes phases: 1. Class Participation and Work: 20%; 2. Practical exercises: 40% (EX1 20% + EX2 20%) 3. Final Project: 40% The evaluation of the practical exercises and the final project includes the development of a project and the oral presentation and discussion in class. Students must attend a minimum of 70% of classes.
For students with a grade lower than 10 or students who desire to improve their grades, there is an exam that consists of the development of a practical project. The project represents 100% of the grade.
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim




