filmeu

Disciplina Introdução às Tecnologias Multimédia

  • Apresentação

    Apresentação

    Abordagem à interactividade e à HCI (Human-Computer Interfaces), com foco no contexto da utilização do computador como ferramenta de criação e artística.
    Fomentar a autonomia e a exploração criativa de ferramentas digitais para a criação; Conhecimento de tecnologias e paradigmas de ambientes interactivos;
    Desenvolver capacidades de analise critica de sistemas interactivos e o seu respectivo enquadramento histórico.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução à programação com TouchDesigner
    Abordagem histórica ao uso do computador como ferramenta de criação e da arte interactiva; Fundamentos básicos de interactividade;

    Protocolos de comunicação (OSC, MIDI);

    Captura de movimento para controlo e manipulação de espaços interactivos;

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Abordagem à interactividade e à HCI (Human-Computer Interfaces), com foco no contexto da utilização do computador como ferramenta de criação e artística.
    Fomentar a autonomia e a exploração criativa de ferramentas digitais para a criação; Conhecimento de tecnologias e paradigmas de ambientes interactivos;
    Desenvolver capacidades de analise critica de sistemas interactivos e o seu respectivo enquadramento histórico.
     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Grünberger, C (2022) “The Age of Data: Embracing Algorithms in Art & Design"
    Kwastek, K. (2013). “Aesthetics of Interaction in Digital Art”
    Levin, G & Brain, T (2021). “Code as Creative Medium”
    Noble, J. (2012). "Programming Interactivity,  A Designer's Guide to Processing, Arduino, and OpenFrameworks"

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios