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Disciplina Introdução às Tecnologias Multimédia

  • Apresentação

    Apresentação

    Abordagem à interactividade e à HCI (Human-Computer Interfaces), com foco no contexto da utilização do computador como ferramenta de criação e artística. Fomentar a autonomia e a exploração criativa de ferramentas digitais para a criação; Conhecimento de tecnologias e paradigmas de ambientes interactivos; Desenvolver capacidades de analise critica de sistemas interactivos e o seu respectivo enquadramento histórico.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução à programação com TouchDesigner Abordagem histórica ao uso do computador como ferramenta de criação e da arte interactiva; Fundamentos básicos de interactividade; Protocolos de comunicação (OSC, MIDI); Captura de movimento para controlo e manipulação de espaços interactivos;  
  • Objetivos

    Objetivos

    Abordagem à interactividade e à HCI (Human-Computer Interfaces), com foco no contexto da utilização do computador como ferramenta de criação e artística. Fomentar a autonomia e a exploração criativa de ferramentas digitais para a criação; Conhecimento de tecnologias e paradigmas de ambientes interactivos; Desenvolver capacidades de analise critica de sistemas interactivos e o seu respectivo enquadramento histórico.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Grünberger, C (2022) “The Age of Data: Embracing Algorithms in Art & Design" Kwastek, K. (2013). “Aesthetics of Interaction in Digital Art” Levin, G & Brain, T (2021). “Code as Creative Medium” Noble, J. (2012). "Programming Interactivity,  A Designer's Guide to Processing, Arduino, and OpenFrameworks"
  • Avaliação

    Avaliação

    Ensino teórico-prático. Exposição ao longo do semestre dos conteúdos programáticos que são acompanhados por exercícios práticos. Avaliação continua dividida em 3 parcelas:
    1. Trabalho em Aula: 20%;
    2. Projectos Intercalares: 40% (EX1 20% + EX2 20%)
    3. Projecto Final: 40%
    A avaliação dos Exercícios Práticos e Projecto Final engloba o desenvolvimento de um projecto e a apresentação oral e discussão em aula.
    Os estudantes deverão frequentar um mínimo de 70% das aulas


    Para estudantes com nota inferior a 10 valores ou para melhoria de notas existe um Exame de Recurso que consiste na realização de um projecto prático com um peso de 100% da nota

     

    Theoretical-practical classes. Course contents will be presented throughout the semester and accompanied by practical exercises. The evaluation is divided into 3 diferentes phases: 1. Class Participation and Work: 20%; 2. Practical exercises: 40% (EX1 20% + EX2 20%) 3. Final Project: 40% The evaluation of the practical exercises and the final project includes the development of a project and the oral presentation and discussion in class. Students must attend a minimum of 70% of classes.

    For students with a grade lower than 10 or students who desire to improve their grades, there is an exam that consists of the development of a practical project. The project represents 100% of the grade.

INSCRIÇÃO AVULSO
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