-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Semiótica visa iniciar os estudantes nas problemáticas de um novo campo de estudos que reconhece a permanente interpelação da experiência visual como uma das principais questões críticas da contemporaneidade. A unidade curricular trará aos estudantes uma visão crítica na análise das imagens, permitindo-lhes estabelecer ligações e antecedentes para os desafios contemporâneos da cultura visual, entender os aspectos visuais como fonte de transmissão cultural e explorar relações e interferências que os sistemas culturais acarretam ao processo visual de identificação e entendimento do mundo e da realidade. Face à amplitude, pertinência e exigência do presente ciclo de estudos, a presente unidade curricular irá incidir, sobretudo, nas oportunidades de criação de novas e criativas estratégias de comunicação que respondam com eficácia e criatividade aos diversos desafios colocados todos os dias por uma sociedade moderna cada vez mais exigente.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP729-101
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Imagem, signo e significação. Modelos de significação de C. Peirce e F. Saussure. 2. Categorias dos signos. Ícone, índice e símbolo. Signos icónicos e arbitrários. Convenção. Paradigmas e sintagmas. 3. Ordens de significação. Denotação, conotação, mito e ordem simbólica. 4. Relações texto e imagem. Interação e complementaridade. 5. Significantes plásticos e composição I. Teoria da Gestalt. Pontos fortes. Peso, equilíbrio e simetria. Linhas e formas. 6. Significantes plásticos e composição II. Secções da imagem. Construção axial, focalizada, em profundidade, por valores e sequencial. Enquadramentos. Elementos escalares e ângulos. 7. Cor e seus significados. Cor e luz. Sistemas de cor. Psicologia da cor. Cor e comunicação. 8. Linguagem scripto-visual. Plano tipográfico e topográfico. A palavra-imagem. Identidade visual. Narrativas da marca.
-
Objetivos
Objetivos
No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de: • Compreender os conceitos básicos da semiótica e sua relevância para o design; • Reconhecer os diferentes tipos de signos e símbolos e sua relação com a cultura e a linguagem; • Analisar e interpretar textos e imagens usando as ferramentas da semiótica; • Desenvolver competências críticas na análise e criação de mensagens visuais eficazes; • Aplicar a semiótica na prática de design.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Será utilizada uma metodologia ativa baseada em Project-Based-Learning (PBL) - (Aprendizagem Baseada em Projectos). Pretende-se que os estudantes, perante a apresentação de vários casos práticos, investiguem e produzam discursos críticos na área do design. Nas aulas serão usados recursos bibliográficos e cinematográficos para apresentação de conteúdos teóricos e casos de estudo, de forma a consolidar o conhecimento. A prática passará pelo desenvolvimento de trabalho em contexto de aula utilizando as ferramentas disponibilizadas pela Semiótica.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ABDULLAH, Rayan; HÜBNER Roger . Pictograms, Icons, and Signs. Thames & Hudson. 2006 BARTHES, Roland. Elementos de semiologia, Edições 70, 1985 CHANDLER, Daniel. Semiotics: The Basics. Routledge, 2017. CROW, David. Visible Signs: An Introduction to Semiotics. Ava, 2003 FRUTIGER, Adrian. Signos, símbolos, marcas, señales (Spanish Edition). GG JARDI, Enric. Pensar com Imágenes. GG, 2012 JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem, Edições 70, 2019 LAURENT, Gervereau. Ver, compreender, analisar as imagens. Edições 70, 2007 MOLLERUP, Per Mollerup. Marks of Excellence: The History and Taxonomy of Trademarks. Phaidon Press Ltd, 2006
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não